Apresentação do Curso

Aperfeiçoamento em Gestão Pública

O curso de APERFEIÇOAMENTO E ATUALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA APLICADA AOS CONSELHOS PROFISSIONAIS objetiva a atualização em assuntos relevantes aos Funcionários do CREMERJ, com vistas a promover a atuação de qualidade e eficiente no desempenho das suas atividades cotidianas.

Em âmbito específico, busca promover o aprofundamento dos temas que devem ser enfrentados no dia-a-dia, tais como:

  1. Liderança e Gestão
  2. Redação Oficial
  3. Governança e Gestão de Riscos
  4. Noções de Orçamento Público
  5. Licitações e Contratos
  6. Gestão de Convênios
  7. Solução e Prevenção de Conflitos Trabalhistas

Nessa primeira parte do curso, será ministrado o Módulo 1, o qual contempla os temas de Liderança e Gestão e Redação Oficial.

Dinâmica

O curso será ministrado em formato blended learning, composto por uma combinação de elementos presenciais e online.

O modo síncrono refere-se a um formato de entrega, em que todos os alunos executam o treinamento ao mesmo tempo. Nessa fase do curso, haverá aulas presenciais guiadas por professores. A vantagem deste modo é que os estudantes não atuando de forma isolada, podem iniciar discussões em grupo, gerando uma troca em tempo real. Essa fase do curso é composta por 16 (dezesseis) horas aula, a serem realizadas entre os dias 11 a 14 de novembro de 2019.

Por sua vez, o modo assíncrono é um formato no qual cada aluno pode acessar módulos de aprendizagem (construídos em e-learning) em seu próprio tempo e velocidade. A vantagem deste modo, além da flexibilidade para o aluno de estudar em qualquer momento, é que ele tem mais tempo para avaliar o conteúdo que recebeu e pensar sobre quais perguntas e respostas ele deve fazer. Essa fase do curso é composta por 16 (dezesseis) horas aula, que contemplam material didático customizado disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem da ABFP.

Conteúdo Programático

Desenvolvimento Profissional

Redação Oficial - Ementa: Atributos do texto oficial; Coesão; Clareza e precisão; Objetividade; Concisão; Coesão e coerência; Impessoalidade; Formalidade e padronização. Documentos Oficiais; Linguagem do Texto; Características do Texto Oficial; Elementos Essenciais e Documentos; Pronomes de Tratamento adequados; Fechos de Correspondência; Identificação do Signatário. Elaboração de Documentos Oficiais, Padrão Ofício, Ata, E-mail, Variações dos documentos oficiais. Revisão Gramatical; Hífen; Aspas; Itálico; Negrito e sublinhado; Parênteses; Travessão; Uso de siglas e acrônimos; Concordância verbal; Concordância nominal; Regência verbal; Regência nominal; Pontuação; Pronomes demonstrativos; Homônimos e parônimos; Expressões a evitar e expressões de uso recomendável; ortografia. Aspectos relevantes do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Liderança e Gestão - Ementa: Liderança e Motivação. Gestão do Conhecimento. Comunicação e Negociação. Gestão de Conflitos. Elaboração e Gerenciamento de Projetos e Avaliação e Desempenho. A importância dos projetos na Gestão. As áreas de conhecimento envolvidas em um projeto. Fases de um projeto. Como estruturar um projeto. Dicas para aumentar a chance de sucesso de um projeto.

Data e Local de Realização

TEMAS e HORÁRIOS:

Redação Oficial de 11 e 12.11.2019, das 09h às 13h.

Liderança e Gestão de13 e 14.11.2019, das 09h às 13h.

LOCAL: 

Dias 11,13,14 de novembro: Auditório Júlio Sanderson.

Dia 12 de novembro CREMERJ.

Professores e Palestrantes

Raquel Cesário - Professora de português graduada em letras pela UFMG e Pós-Graduada em revisão de textos pela PUC/Minas. Leciona há mais de 10 anos nas disciplinas de gramática, revisão de texto, redação oficial e redação discursiva.

Thirza Reis - Master Coach. Psicóloga com mestrado em Desenvolvimento Humano pela UnB – Brasília. Coach Ontológico com formação em Coaching Avançado pela NewField Consulting –  Santiago, Chile e pós-graduada em psicodrama. Professora do programa de pós-graduação que forma coaches ontológicos e atua como consultora organizacional e coach executiva em empresas do Brasil. Membro da Sociedade Latino Americana de Coaching – SLAC e da Internacional Coaching Federation – ICF.


Sobre a Academia

Há mais de 18 anos a Academia Brasileira de Formação e Pesquisa produz e difunde conhecimento de assuntos estratégicos nas áreas em que atua, consolidando-se como um think tank que visa contribuir para o desenvolvimento do Brasil.

A ABFP reúne capacidade técnica, metodologias inovadoras e uma equipe de profissionais qualificados, com experiência comprovada para promover práticas gerenciais eficientes. Busca, ainda soluções para assuntos estratégicos voltados para o desenvolvimento nacional, sempre observando as questões socioeconômico e a sustentabilidade.

Além disso, desenvolve estudos e pesquisa aplicados e também realiza eventos de grande repercussão pautados por debates de alto nível intelectual, de modo a promover o intercâmbio global do conhecimento.

A ABFP tem como objetivo aperfeiçoar continuamente suas atividades e atender com qualidade seu público, formado por alunos, professores, colaboradores acadêmicos e parceiros institucionais.

Sobre a ABFP
ABFP _ O QUE FAZEMOS

O que Fazemos

Nossos profissionais dedicam-se ao estudo aprofundado de atividades administrativas. Elaboramos e revisamos material teórico nas seguintes áreas administração pública, recursos humanos, comunicação administrativa, planejamento financeiro, administração de patrimônios, transportes, contratos e licitações, inclusive objetivando exemplos de contratos.

Construímos modelos de relacionamento corporativo através de parceiras consultivas, aprimorarmos os resultados por meio de levantamento de dados e formatação de relatórios personalizados.

Produzimos pareceres elaborados e elaboramos planos de gestão complexos dentro das áreas de logística corporativa e gestão de informações, auxiliando na criação de estratégias corporativas nacionais e internacionais.


Quem Somos

Academia Brasileira de Formação e Pesquisa, dedica-se a propagar o conhecimento, por meio de palestras, seminários, conferências, congressos e videoaulas. Desenvolve e coordena a aplicação de diferentes conteúdos voltados para instituições públicas e privadas. Atua principalmente na área de gestão administrativa e financeira, pública ou privada, além de manter frentes de pesquisas por meio de parceiros e outros núcleos. A mais de 18 anos , capacita profissionais, por meio de metodologia própria e inovadora, contando sempre com renomados pesquisadores brasileiros.

“nosso objetivo é reunir mentes brilhantes e cidadãos devotados ao progresso, para construção de um mundo onde a liberdade e a fraternidade possam produzir paz. O objetivo principal somente serão alcançado quando houver equilíbrio entre as partes e resultados positivos a toda cadeia produtiva”

“buscamos a excelência e produção de conhecimentos associados ao rigor científico, com foco e respeito aos princípios sociais e econômicos que norteiam esta nação”

ABFP - QUEM SOMOSr