Apresentação do Curso

Aperfeiçoamento em Gestão Pública. Rio de Janeiro. RJ

O curso de APERFEIÇOAMENTO E ATUALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA APLICADA AOS CONSELHOS PROFISSIONAIS objetiva a atualização em assuntos relevantes aos Funcionários do CREMERJ, com vistas a promover a atuação de qualidade e eficiente no desempenho das suas atividades cotidianas.

Em âmbito específico, busca promover o aprofundamento dos temas que devem ser enfrentados no dia a dia, tais como:

  1. Liderança e Gestão
  2. Redação Oficial
  3. Governança e Gestão de Riscos
  4. Noções de Orçamento Público
  5. Licitações e Contratos
  6. Gestão de Convênios
  7. Solução e Prevenção de Conflitos Trabalhistas

Nessa primeira parte do curso, será ministrado o Módulo 1, o qual contempla os temas de Liderança e Gestão e Redação Oficial.

Dinâmica

O curso será ministrado em formato blended learning, composto por uma combinação de elementos presenciais e online.

O modo síncrono refere-se a um formato de entrega, em que todos os alunos executam o treinamento ao mesmo tempo. Nessa fase do curso, haverá aulas presenciais guiadas por professores. A vantagem deste modo é que os estudantes, não atuando de forma isolada, podem iniciar discussões em grupo, gerando uma troca em tempo real. Essa fase do curso é composta por 16 (dezesseis) horas-aula, a serem realizadas entre os dias 11 a 14 de novembro de 2019.

Por sua vez, o modo assíncrono é um formato no qual cada aluno pode acessar módulos de aprendizagem (construídos em e-learning) em seu próprio tempo e velocidade. A vantagem deste modo, além da flexibilidade para o aluno de estudar em qualquer momento, é que ele tem mais tempo para avaliar o conteúdo que recebeu e pensar sobre quais perguntas e respostas ele deve fazer. Essa fase do curso é composta por 16 (dezesseis) horas-aula, que contemplam material didático customizado disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem da ABFP.

Conteúdo Programático

Desenvolvimento Profissional

Redação Oficial - Ementa: Atributos do texto oficial; Coesão; Clareza e precisão; Objetividade; Concisão; Coesão e coerência; Impessoalidade; Formalidade e padronização. Documentos Oficiais; Linguagem do Texto; Características do Texto Oficial; Elementos Essenciais e Documentos; Pronomes de Tratamento adequados; Fechos de Correspondência; Identificação do Signatário. Elaboração de Documentos Oficiais, Padrão Ofício, Ata, E-mail, Variações dos documentos oficiais. Revisão Gramatical; Hífen; Aspas; Itálico; Negrito e sublinhado; Parênteses; Travessão; Uso de siglas e acrônimos; Concordância verbal; Concordância nominal; Regência verbal; Regência nominal; Pontuação; Pronomes demonstrativos; Homônimos e parônimos; Expressões a evitar e expressões de uso recomendável; ortografia. Aspectos relevantes do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Liderança e Gestão - Ementa: Liderança e Motivação. Gestão do Conhecimento. Comunicação e Negociação. Gestão de Conflitos. Elaboração e Gerenciamento de Projetos e Avaliação e Desempenho. A importância dos projetos na Gestão. As áreas de conhecimento envolvidas em um projeto. Fases de um projeto. Como estruturar um projeto. Dicas para aumentar a chance de sucesso de um projeto.

Data e Local de Realização

TEMAS e HORÁRIOS:

Redação Oficial de 11 e 12.11.2019, das 09h às 13h.

Liderança e Gestão de 13 e 14.11.2019, das 09h às 13h.

LOCAL: 

Dias 11,13,14 de novembro: Auditório Júlio Sanderson.

Dia 12 de novembro CREMERJ.

Professores e Palestrantes

Raquel Cesário  – Professora de português graduada em Letras pela UFMG e Pós-Graduada em revisão de textos pela PUC/Minas. Leciona há mais de 10 anos nas disciplinas de gramática, revisão de texto, redação oficial e redação discursiva.

Thirza Reis  – Master Coach. Psicóloga com mestrado em Desenvolvimento Humano pela UnB – Brasília. Coach Ontológico com formação em Coaching Avançado pela NewField Consulting – Santiago, Chile e pós-graduada em psicodrama. Professora do programa de pós-graduação que forma coaches ontológicos e atua como consultora organizacional e coach executiva em empresas do Brasil. Membro da Sociedade Latino Americana de Coaching – SLAC e da Internacional Coaching Federation – ICF.


Sobre a Academia

A Academia Brasileira de Formação e Pesquisa atua há mais de vinte anos na formação de pessoas, organização de processos e procedimentos administrativos. Temos como foco principal a formação e capacitação de Recursos Humanos dos setores público e privado.

Possuímos significativo diferencial competitivo em relação ao mercado, uma vez que contamos com profissionais de grande experiência e formação técnica especializada. Desenvolvemos atividades em órgãos públicos de destaque como Governos de Estados, Prefeituras, Tribunais de Contas, Tribunais de Justiça Estaduais e Federais, Autarquias Federais, Bancos Federais, dentre outros.

Diante das particularidades de cada órgão nos especializamos em construir produtos de forma singular e customizados para atender as necessidades específicas de cada demandante. Para isso, possuímos quadro acadêmico de grande envergadura e multidisciplinar, o que possibilita desenvolvermos programas de treinamento e formação avançada customizados. 

Na área de consultoria, atuamos nos diversos seguimentos. No setor público, destacamos reforma administrativa, legislação de pessoal, gestão arquivística de documentos, implementação e aplicabilidade das Leis 14.133/21 – Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos – e 14.133/21 –  Lei Geral de Proteção de Dados.

Sobre a ABFP
ABFP - O QUE FAZEMOS

O que Fazemos

Nossos profissionais dedicam-se ao estudo aprofundado de atividades acadêmicas e pesquisas. Elaboramos e revisamos material teórico nas seguintes áreas: administração pública, recursos humanos, comunicação administrativa, planejamento financeiro, administração de patrimônios, logística, contratos e licitações.

Construímos modelos de relacionamento corporativo através de parceiras consultivas, aprimoramos os resultados por meio de levantamento de dados e formatação de relatórios personalizados.

Produzimos pareceres personalizados e elaboramos planos de gestão complexos dentro das áreas de logística corporativa e gestão de informações, auxiliando na criação de estratégias corporativas nacionais e internacionais.


Quem Somos

Realizamos consultorias, congressos, seminários, workshops, cursos em todo Brasil nas modalidades presencial, telepresencial, EAD e híbrido, in-company e abertos nas mais diversas áreas do conhecimento, tais como: direito – todos os ramos – , administração empresarial, gestão pública, governança pública e privada, controle externo e interno (compliance). 

ABFP - QUEM SOMOSr

Nossos Docentes

Conheça mais docentes Doutores Mestres Especialitas da ABFP

VEJA MAIS