Promulgada em setembro de 2019, a Lei da Liberdade Econômica é vista como uma ferramenta que corrigiu falhas do Código Civil, no que tange ao Direito Empresarial. Essa é a avaliação feita pela professora da faculdade de Direito da USP, doutora em Direito Econômico e pós-graduada em Direito Empresarial, Paula Andrea Forgioni.
Ela é uma das participantes do Congresso “20 anos do Código Civil: Avanços e Novos Desafios” e ministrará a palestra “Contratos empresariais: entre a Lei da Liberdade Econômica e o Código Civil”. O evento acontece nos dias 17 e 18 de agosto, em São Paulo.
Paula Andrea Forgion ressalta que a Lei de Liberdade Econômica deve ser considerada uma lei de reforço, que evidenciou os “vetores de funcionamento do direito empresarial”. Para a professora, a nova legislação deu a ênfase devida ao fato de que os pactos devem ser respeitados, além de atender a racionalidade própria dos agentes econômicos.
Ainda reforçou que a lei foi feliz ao reavivar regras tradicionais de hermenêutica, retomando os artigos 131 e 133 do Código Comercial, que haviam sido extirpados do texto original do Código Civil.
O artigo 131 do Código Comercial afirma que “aos contratos de locação, tendo em vista que, na hipótese, concluiu o Tribunal de origem, com base na interpretação das cláusulas contratuais, pela impossibilidade de indenização das benfeitorias realizadas no imóvel locado”.
Já o artigo 133, salienta que “omitindo-se na redação do contrato cláusulas necessárias à sua execução, deverá presumir-se que as partes se sujeitaram ao que é de uso e prática em tais casos entre os comerciantes, no lugar da execução do contrato”.
“Infelizmente, confirmou-se minha inicial impressão, de que o Código Civil não havia trazido inovação inteligente ou adequada para o direito empresarial. Todavia, ao longo dos últimos 20 anos, doutrina, jurisprudência e a Lei de Liberdade Econômica corrigiram muitas dessas falhas. Com mais acertos do que erros, o Superior Tribunal de Justiça e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo exerceram papel fundamental nesse processo”, considerou Paula Andrea Forgion.
A professora salienta que nas últimas duas décadas, muitos avanços ocorreram no campo do direito empresarial, graças à doutrina, mas também à jurisprudência, o que consolidou o entendimento de que o direito empresarial é um sistema que se rege por princípios peculiares, o que permite o melhor fluxo das relações econômicas.
“Como resultado desse empenho, atualmente ninguém duvida que direito empresarial e direito do consumidor são formatados por vetores específicos e que não se confundem. No campo dos contratos empresariais, fincou-se a firme orientação no sentido de que o respeito aos pactos é indispensável para o azeitamento do mercado e, consequentemente, para o desenvolvimento e bem-estar social. Nesse sentido, as modificações trazidas pela Lei de Liberdade Econômica auxiliaram o reforço desse mecanismo próprio do direito empresarial e, em especial, dos contratos empresariais”.
A Lei de Liberdade Econômica (13.874/19) trata da proteção à livre iniciativa e ao livre exercício de atividades econômicas.
Galerias de Fotos
Selecione a(s) foto(s) desejada(s) para ampliar
17 Ago 2023QUINTA-FEIRA
18h – CREDENCIAMENTO 19h – ABERTURA - HOMENAGEM AO MINISTRO PAULO DE TARSO SANSEVERINO 20h – CONFERÊNCIA INAUGURAL ...
18 Ago 2023SEXTA-FEIRA
8h30 – CREDENCIAMENTO 9h – PAINEL 1: DUAS DÉCADAS DEPOIS: AVANÇOS E NOVOS DESAFIOS DO CÓDIGO CIVIL Presidente da Mesa: Ministro do STJ Marco Aurélio Bellizze...
Expositor(es) e Mediador(es)
Apoiador(es) Institucional(is)
Patrocinador(es)
Galerias de Vídeos
A Academia Brasileira de Formação e Pesquisa atua há mais de vinte anos na formação de pessoas, organização de processos e procedimentos administrativos. Temos como foco principal a formação e capacitação de Recursos Humanos dos setores público e privado.
Possuímos significativo diferencial competitivo em relação ao mercado, uma vez que contamos com profissionais de grande experiência e formação técnica especializada. Desenvolvemos atividades em órgãos públicos de destaque como Governos de Estados, Prefeituras, Tribunais de Contas, Tribunais de Justiça Estaduais e Federais, Autarquias Federais, Bancos Federais, dentre outros.
Diante das particularidades de cada órgão nos especializamos em construir produtos de forma singular e customizados para atender as necessidades específicas de cada demandante. Para isso, possuímos quadro acadêmico de grande envergadura e multidisciplinar, o que possibilita desenvolvermos programas de treinamento e formação avançada customizados.
Na área de consultoria, atuamos nos diversos seguimentos. No setor público, destacamos reforma administrativa, legislação de pessoal, gestão arquivística de documentos, implementação e aplicabilidade das Leis 14.133/21 – Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos – e 13.709/18 – Lei Geral de Proteção de Dados.
Nossos profissionais dedicam-se ao estudo aprofundado de atividades acadêmicas e pesquisas. Elaboramos e revisamos material teórico nas seguintes áreas: administração pública, recursos humanos, comunicação administrativa, planejamento financeiro, administração de patrimônios, logística, contratos e licitações.
Construímos modelos de relacionamento corporativo através de parceiras consultivas, aprimoramos os resultados por meio de levantamento de dados e formatação de relatórios personalizados.
Produzimos pareceres personalizados e elaboramos planos de gestão complexos dentro das áreas de logística corporativa e gestão de informações, auxiliando na criação de estratégias corporativas nacionais e internacionais.
Realizamos consultorias, congressos, seminários, workshops, cursos em todo Brasil nas modalidades presencial, telepresencial, EAD e híbrido, in-company e abertos nas mais diversas áreas do conhecimento, tais como: direito – todos os ramos – , administração empresarial, gestão pública, governança pública e privada, controle externo e interno (compliance).
Doutor em Ciência Política e tem mestrado em Administração Pública, ambos pela Universidade de Brasília (UnB). Professor adjunto da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação da UnB, onde ministra disciplinas nas áreas de Administração Pública e Ciência Política. Ele também é membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UnB, onde orienta alunos de mestrado e doutorado em suas pesquisas. Tem trabalhado como consultor e assessor em políticas públicas para governos estaduais e municipais. Ele tem experiência em áreas como gestão pública, políticas sociais, participação e controle so...
Bacharel em Engenharia de Computação (PUC-Campinas), certificado em: Certified AWS Solutions Architect Associate; Certified SCRUM Master; Certified SCRUM Developer; Center of Internet Security Foundations; AWS Standards; Well Architect Framework. Possui conhecimento nas áreas de: Arquitetura de Soluções; Cultura DevOps; Engenharia de software; Cloud Computing; Redes de computadores; Administração de Bancos de Dados; Segurança da informação; Adequação de ambientes à LGPD; Inteligência Artificial; Sistemas operacionais; Sistemas distribuídos; Infraestrutura de TI. Atuou na equipe de pesquisa e desenvolvimento da Siemens, na engenharia de transformadores de alta potência, onde ...
Consultor jurídico e advogado, com destacada atuação em temas de direito corporativo, compliance, proteção de dados e mídias sociais. Vice-presidente da Associação Brasileira de Direito Administrativo e Econômico – ABRADADE. Membro do Conselho de Ética da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP). Doutorando e mestre em Direito e Desenvolvimento pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas/SP (FGV Direito SP). Professor no curso de graduação da Escola de Negócios Saint Paul e em programas de MBA e pós-graduação em Compliance. Autor e coordenador de livros, obras coletivas, artigos e estudos publicados no Brasil e no exterior, adotados como bibliogra...
Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília, com habilitação em Direito do Trabalho e Previdenciário – 1989; Pós-graduado em Direito Constitucional pela Universidade de Brasília – 2002; Mestre em Direito das Relações Sociais na Pontifícia Universidade Católica da São Paulo – 2013; Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região de 19.5.2003 a 21.4.2014, promovido pelo critério de merecimento; Ministro do Tribunal Superior do Trabalho desde 22.4.2014; Professor de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho no Instituto de Ensino Superior de Brasília – IESB....
Ministro do Tribunal de Contas da União. Mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília, com vasta experiência em Direito Administrativo e Direito Constitucional. Ministrou cursos na Escola da Magistratura do Distrito Federal e Territórios, Escola da Magistratura do Trabalho, Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Instituto Superior de Brasília, Centro Universitário de Brasília e Instituto Serzedello Corrêa, entre outros. Zymler é autor das obras “Direito Administrativo e Controle”; “Regime Diferenciado de Contratação – RDC”– em parceria com Laureano Canabarro Dios; “O Controle Externo das Concessões de Serviços Públi...
Ministro do Tribunal de Contas da União desde 2008. Doutorando em Direito. Mestre em Direito, Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Economia pela George Washington University, Estados Unidos. Especialista em Engenharia de Produção de Petróleo. Petrobras/Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduado em Direito. Universidade de Brasília (UnB). Graduado em Engenharia Civil, Universidade Federal de Goiás (UFG). Autor de dezenas de publicações na área de Administração Pública e Orçamento. Professor no Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP. Autor de diversos livros....
Doutor em Direito. Mestre em Constituição e Sociedade pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP, 2014). Especialista em Direito Constitucional (IDP, 2011). Bacharel em Ciências Jurídicas pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB, 2009). Professor de Direito Constitucional Aplicado da Pós-Graduação em Direito Legislativo do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB/Senado Federal). Professor de Controle de Constitucionalidade do curso de Graduação em Direito do IESB. Professor de Estudos de Caso de Direito Constitucional do curso de Graduação em Direito do IDP. Autor de diversas obras, dentre elas “Processo Legislativo Constitucional” (2ª Edição, Editora...
Doutor em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Uniceub. Especialista em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Direito Público pela Universidade Anhanguera. Ex-Procurador do Estado do Amapá – Classe Especial, com atuação na área consultiva e nos tribunais superiores em Brasilia (DF). Professor de graduação e pós-graduação em Direito em Brasília. Palestrante e professor de pós-graduação em várias faculdades. Advogado militante, com atuação prioritária nos tribunais superiores e na área de licitações e contratos. Bacharel em Adm...
*Confira as Galerias de Projetos realizados recentemente pela Academia.
São + de 6892 alunos atendidos durante os 18 anos de existência da Academia Brasileira de Formação e Pesquisa.
*Confira as últimas novidades no Blog da Academia.
Se você é Gestor Público ou Responsável de uma Institução Privada Fale Conosco! Desenvolvemos Cursos, Palestras, Seminários e Eventos Acadêmicos, conforme suas necessidades...