CIOEST(SP) - O Município à luz da Constituição Federal
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é a...
Empresas já adotam ações que contemplam questões relacionadas à sustentabilidade
É possível conciliar a questão da dignidade humana com o desenvolvimento? O questionamento foi feito pelo desembargador Audaliphal Hildebrando da Silva, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª. região, nesta quinta-feira, 30, durante o II Congresso Nacional da Magistratura do Trabalho, em Foz do Iguaçu.
O desembargador fez a mediação do painel intitulado ESG nas Relações de Trabalho no Setor da Infraestrutura. “Nosso objetivo é constituir uma sociedade livre e igualitária. E as empresas têm responsabilidade nisso”, diz Hildebrando.
O painel teve como expositores o Dr. Ricardo Molitzas, Presidente do Instituto Brasil Logística (IBL), Dr. Diego de Paula, Gerente Jurídico e de Conformidade (PORTONAVE) - Terminais Portuários de Navegantes, Dr. Flavio da Rocha Costa - Diretor de Logística da (ELDORADO) e Dr. Fabricio Julião, do Centro de Estudos Brasil Export.
Na sua explanação, Ricardo Molitzas explicou o conceito de ESG reforçando o elo com a sustentabilidade. Sigla em inglês, ESG tem relação com ambiente, social e governança corporativa.
Ele ressaltou que as agências reguladoras têm desempenhado importante papel para o setor de infraestrutura e tendem a adotar boas práticas de ESG. Uma ação relacionada a ESG colocada em prática foi a instituição de escala eletrônica para os trabalhadores no Porto de Santos, durante a pandemia.
Diego de Paula, da Portonave, terminal privado localizado em Navegantes (SC), apresentou diversos programas da companhia na área da ESG. Um dos programas chamado Porto para Elas ofereceu aulas teóricas e com simuladores para qualificar mulheres com a finalidade de trabalhar na empresa.
Um total de 700 candidatas se inscreveram e as melhores colocadas foram chamadas para ocupar vagas. Como a maioria das desistentes foram mulheres negras e de baixa renda, a empresa fez uma segunda edição do programa e convidou quem não conseguiu terminar o treinamento.
Outros programas ofertados pela empresa foram de Autodefesa das Mulheres, Apoio a Maternidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência. Com isso, desde o ano passado o número de mulheres que trabalham na companhia cresceu 13% e a empresa recebeu 6 prêmios pelas iniciativas.
Diretor de Logística da Eldorado, com sede em Três Lagoas (MS), Flavio da Rocha Costa também mostrou várias iniciativas da empresa no campo da ESG e disse que companhia segue 17 itens do pacto global da ONU. “Já alcançamos o patamar do que é a meta dos nossos concorrentes. Hoje a empresa está à frente de atingir as metas autossustentáveis”.
Entre as ações colocadas em prática estão o monitoramento de animais silvestres, produção de celulose com utilização da água de rio que depois é limpa e devolvida e um projeto chamado PAIS – Produção Agroecológica Integrada de Autossustentável. Nessa iniciativa, a empresa capacita moradores de comunidades para plantar e depois compra a produção. Cada família que adere ao projeto ganha cerca de R$ 2.500 ao mês.
Ele criticou a legislação brasileira que permite apenas o uso de 3 megawatts por CNPJ em fazendas de painéis solares. “Na medida que você tem no Brasil 3 megawatts por CNPJ não há incentivo para que empresas tenham painéis solares”, afirma.
Entre os programas em estudo na empresa está a contratação de autistas, que tem capacidade de hiperfoco, no setor de operações. “Esse trabalho está sendo desenvolvido na Brasil Export e há expectativa de contribuir para o setor”.
Sobre o Congresso
Foz do Iguaçu será palco do maior congresso brasileiro da magistratura do trabalho.
Nos dias 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro de 2023, o Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort, em Foz do Iguaçu/PR, será palco da segunda edição do Congresso Nacional da Magistratura do Trabalho. Esse evento de grande relevância reunirá ministros de Estado, do STF, do STJ e do TST, além de desembargadores, juízes, juristas renomados, advogados, representantes de entidades sindicais de trabalhadores e empresários, com o objetivo de aprofundar o debate sobre modelos regulatórios, progresso tecnológico e os impactos socioeconômicos, jurídicos e institucionais nas relações de produção.
O congresso contará com 25 painéis que discutirão temas fundamentais relacionados às relações de trabalho. Ao longo de três dias, mais de 100 palestrantes contribuirão para os debates. Entre os destacados participantes, o Ministro Luis Felipe Salomão do Superior Tribunal de Justiça e Corregedor Nacional de Justiça e vários ministros do Tribunal Superior do Trabalho, entre outros renomados juristas, professores, advogados e dirigentes de entidades públicas e privadas, tornando este congresso o maior evento da Justiça Social do Brasil.
As profundas transformações no mundo do trabalho, impulsionadas pelos avanços tecnológicos e pelas novas formas de organização da produção, têm desafiado o sistema clássico de regulação das relações entre capital e trabalho. Existe um consenso significativo quanto à necessidade de modernizar e adaptar esse sistema aos tempos atuais.
O diálogo direto entre os atores sociais tem sido apontado como a melhor maneira de alcançar o equilíbrio entre os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, alinhado com as diretrizes da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Nesse contexto, a regulação jurídica laboral está evoluindo para um modelo mais flexível, moldado pelos atores sociais com base em parâmetros de produtividade e competitividade.
A proteção social dos trabalhadores está intrinsecamente ligada à proteção da atividade econômica e isso tem sido reafirmado pelo legislador ordinário em revisões recentes, como a Lei de Falências e Recuperação Judicial e Extrajudicial e a Lei que consagra a Declaração de Direitos da Liberdade Econômica. Essas duas leis destacam a importância da atividade econômica, a ser desenvolvida com função social, para o progresso nacional, inclusão social, geração de empregos, distribuição e ampliação de renda e incremento da arrecadação tributária.
A nova Lei das Sociedades Anônimas de Futebol, que atrai investimentos para o setor esportivo, também será discutida, assim como os desafios trabalhistas relacionados a privatizações e concessões de atividades anteriormente exploradas pelo Poder Público.
Nesse cenário complexo surge o questionamento sobre o papel da Justiça do Trabalho na compreensão dos novos marcos legais e das novas realidades geradas pelo progresso tecnológico e pelas novas formas de organização produtiva.
O II Congresso Nacional da Magistratura do Trabalho é organizado pela Academia Brasileira de Formação e Pesquisa (ABFP) e pela Associação Brasileira de Magistrados do Trabalho (ABMT), com o apoio acadêmico e patrocínio da Universidade Nove de Julho (Uninove) e de diversas instituições públicas e privadas, incluindo a Academia Nacional de Direito Desportivo (ANDD) e a União Geral dos Trabalhadores (UGT).
Além dos debates, a programação inclui o lançamento do livro "A Jurisdição Social no Brasil e o Futuro do Trabalho", que reúne artigos produzidos por palestrantes e mediadores do I Congresso Nacional da Magistratura do Trabalho, realizado em 2022.
Quando será?
Dias 29,30 de novembro e 1 dezembro de 2023 (quarta, quinta e sexta-feira).
Onde será?
Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort - Foz do Iguaçu/PR
Temas atuais e relevantes
Modelos regulatórios, Progresso Tecnológico, os Impactos Socioeconômicos, Jurídicos e Institucionais no Universo das Relações de Produção
Certificado OnLine 20h
Modalidade Presencial ou Telepresencial
Público-Alvo
Magistrados;Comunidade acadêmica das áreas de direito;Lideranças do setor governamental e poder judiciário;Lideranças do setor empresarial; Liderança dos Trabalhadores; Sociedade civil;Imprensa; Parceiros da Academia.
Galerias de Fotos
Selecione a(s) foto(s) desejada(s) para ampliar
Confira nossos Lotes Promocionais! *Aproveite! As Vagas do Congresso são limitadas!
VER AGORAExpositor(es) e Mediador(es)
Realização
Apoiador(es) Acadêmico(s)
Apoiador(es) Institucional(is)
Patrocinador(es)
Galerias de Vídeos