CREFITO-3 AUMENTA ARRECADAÇÃO EM 56% E ZERA NOVAS EXECUÇÕES COM CONCILIAÇÃO CONDUZIDA POR PARES

CONGRESSO NACIONAL DE GOVERNANÇA DOS CONSELHOS DE CLASSE 10/10/2025
por Mauro Camargo (jornalista)
 CREFITO-3 AUMENTA ARRECADAÇÃO EM 56% E ZERA NOVAS EXECUÇÕES COM CONCILIAÇÃO CONDUZIDA POR PARES
Resumo

COBRANÇA HUMANIZADA 

Crefito-3 aumenta arrecadação em 56% e zera novas execuções com conciliação conduzida por pares 

Iniciativa substitui a cobrança judicial por audiências online com fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, reaproximando inadimplentes e gerando um retorno sobre investimento de mais de 550%. 

Mauro Camargo 

Em um movimento que une eficiência administrativa, responsabilidade social e um surpreendente retorno financeiro, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (Crefito-3) transformou seu processo de cobrança de anuidades e se tornou um case de sucesso para o sistema de conselhos profissionais. Ao substituir a tradicional e onerosa litigância judicial por um mutirão de conciliação conduzido pelos próprios profissionais da categoria, a autarquia não apenas aumentou sua arrecadação em 56% e zerou a distribuição de novas execuções fiscais, mas também conseguiu reaproximar profissionais que estavam afastados de sua entidade de classe. Os resultados expressivos do projeto foram apresentados pela Dra. Priscilla Pecoraro, Assessora Jurídico-Financeira do Crefito-3, durante o Congresso Nacional de Governança dos Conselhos Profissionais, nesta sexta-feira, 10, em Brasília. 

A iniciativa, segundo a assessora, nasceu de uma visão de gestão focada no respeito ao profissional, aliada à oportunidade criada pela Resolução nº 547 do CNJ, que incentivou os conselhos a buscarem soluções administrativas para a cobrança de seus créditos. O cenário enfrentado pelo Crefito-3 era o mesmo de muitas outras autarquias: um grande estoque de execuções fiscais, alto custo processual, morosidade do Judiciário e baixa efetividade na recuperação de valores, principalmente devido a cadastros desatualizados. “Pior que isso, enfrentávamos uma profunda desconexão do profissional com o conselho. Um profissional inadimplente, muitas vezes, evita contato com a autarquia e se afasta de sua categoria. Esse é um problema institucional e social que precisa de solução”, explicou Priscilla Pecoraro. 

 Assim, foi criado o Mutirão de Conciliações, um projeto inovador com um diferencial fundamental: as audiências de conciliação, realizadas online, não são conduzidas por advogados ou funcionários do setor de cobrança, mas por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. “Esse caráter humanizado faz toda a diferença. O profissional chega apreensivo, mas encontra alguém que partilha de sua realidade, o que torna a conciliação mais efetiva e transforma a cobrança em uma oportunidade de diálogo e acolhimento”, afirmou. 

O projeto foi estruturado com uma governança robusta, coordenada pela Procuradoria Jurídica e integrada com os setores Financeiro, de Cobrança e Contabilidade. O processo começa com notificações extrajudiciais enviadas por canais digitais, com apoio de inteligência artificial para uma comunicação mais simples e acessível, e culmina no convite para a audiência de composição administrativa. Os acordos oferecem parcelamentos acessíveis, permitindo que o profissional regularize sua situação sem comprometer a renda. 

Os resultados obtidos no primeiro ano de implementação do mutirão são impressionantes. Além do aumento de 56% na arrecadação, o Crefito-3 conseguiu a regularização de 58% dos profissionais inadimplentes até agosto de 2025, com projeção de crescimento até o final do ano. A efetividade do método se reflete no fato de que, a cada quatro profissionais que participam das audiências, três fecham acordo. Apenas 7,5% não aderem, um percentual que representa os créditos considerados efetivamente irrecuperáveis. O impacto mais significativo, no entanto, foi a redução de 100% na distribuição de novas execuções fiscais e um Retorno sobre Investimento (ROI) de 554,4%. “Esse é um resultado muito superior à média de startups privadas, o que demonstra a eficiência do modelo mesmo em ambiente público”, destacou a assessora. 

 Além dos números, Priscilla Pecoraro ressaltou o impacto humano do projeto. Profissionais que antes evitavam qualquer contato com o conselho passaram a enviar mensagens de agradecimento, sentindo-se acolhidos e reintegrados ao sistema profissional. O sucesso foi tanto que o modelo já se tornou uma referência no sistema Coffito/Crefitos e está sendo expandido para outros regionais. 

 “O Mutirão de Conciliações é um modelo sustentável, eficiente e humano. Ele reforça a governança e contribui com a responsabilidade social. Mais do que arrecadar, trata-se de garantir que os profissionais adimplentes prestem melhores serviços à população, cumprindo a missão essencial dos conselhos: assegurar qualidade e responsabilidade no exercício das profissões”, concluiu. 

 

PAINEL 5 - IMPLEMENTAÇÃO DA RESOLUÇÃO CNJ 547/2024: SOLUÇÕES ADMINISTRATIVAS NA PRÁTICA NO ÂMBITO DOS CONSELHOS PROFISSIONAIS. EFICIÊNCIA COM RESPONSABILIDADE SOCIAL

Presidente de mesa: Dr. Marcos Vinícius de Souza, Chefe Procuradoria Jurídica do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO

Expositores:Dr. Raphael Martins Ferris, Presidente do CREFITO-3; Dra. Priscilla Pecoraro, Assessora Jurídico-Financeira do CREFITO-3; Dr. Gustavo Salermo Quirino, Procurador Chefe CREFITO- 3.

Outros artigos desta edição
PAINEL DEBATE CAMINHOS PARA COBRANÇA JUSTA E APONTA A ...

por Mauro Camargo (jornalista...

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify;">CONCILIAÇÃO TRIBUTÁRIA<o:p></o:p></p><p class="...

Ler artigo
SISTEMA DE EXECUÇÃO FISCAL ESTÁ 'FALIDO', DEFENDE ...

por Mauro Camargo (jornalista...

<p class="MsoNormal" style="text-align:justify;">DESJUDICIALIZAÇÃO<o:p></o:p></p><p class="...

Ler artigo
CONSELHOS DESEJAM CONCILIAR, MAS RECEIO DO TCU PARALISA ...

por Mauro Camargo (jornalista...

<p class="MsoNormal" style="mso-layout-grid-align:none;text-align:justify;text-autospace:none;"><...

Ler artigo
NOSSO PAPEL É DAR SEGURANÇA PARA O GESTOR TER RESULTADOS, .....

por Mauro Camargo (jornalista...

<p class="p1">GESTÃO COM PROPÓSITO</p><p class="p1"><strong>Nosso papel é dar segurança para o ...

Ler artigo
Sobre esta Edição
CONGRESSO NACIONAL DE GOVERNANÇA DOS CONSELHOS DE CLASSE
1 - edição 2025
NÚMERO
22
ARTIGOS

As principais falas, ideias e reflexões dos participantes reunidas em textos que eternizam o melhor dos debates do evento...

Imagem perfil

Chame no WhatsApp

Fechar

Mensagem