NOSSO PAPEL É DAR SEGURANÇA PARA O GESTOR TER RESULTADOS, DIZ PROCURADOR DO CREFITO-3

CONGRESSO NACIONAL DE GOVERNANÇA DOS CONSELHOS DE CLASSE 10/10/2025
por Mauro Camargo (jornalista)
NOSSO PAPEL É DAR SEGURANÇA PARA O GESTOR TER RESULTADOS, DIZ PROCURADOR DO CREFITO-3
Resumo

GESTÃO COM PROPÓSITO

Nosso papel é dar segurança para o gestor ter resultados, diz procurador do Crefito-3

Gustavo Quirino defende que a conciliação, baseada em eficiência, legalidade e dignidade, supera a paralisia causada pelo medo dos órgãos de controle e reintegra o profissional.

Mauro Camargo

O papel do advogado em um conselho profissional não é engessar a gestão por medo dos órgãos de controle, mas sim dar a sustentação técnica necessária para que o presidente possa atuar com segurança, liberdade e, principalmente, resultados. Com essa premissa, o Dr. Gustavo Salermo Quirino, Procurador Chefe do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (Crefito-3), defendeu um novo modelo de cobrança administrativa que vai além da simples arrecadação, focando na reintegração do profissional e na dignidade humana. A fala, que encerrou o painel sobre a implementação da Resolução CNJ 547/2024, no Congresso Nacional de Governança dos Conselhos Profissionais, nesta sexta-feira, 10, em Brasília, apresentou a filosofia por trás do bem-sucedido mutirão de conciliações da autarquia.

Com 20 anos de experiência na advocacia para conselhos, Quirino abordou um dos maiores dilemas dos gestores: a paralisia decisória causada pelo temor de punições do Tribunal de Contas da União (TCU). “Muitos temem punições e, por isso, acabam engessando sua atuação. Nosso papel, como advogados, é justamente o contrário: dar sustentação para que o gestor exerça sua função”, afirmou. Esse desafio se tornou ainda mais premente com a necessidade de encontrar alternativas para a execução fiscal, um método marcado pela morosidade e pela baixa efetividade, onde os conselhos eram tratados pelo Judiciário como os “patinhos feios” das cobranças de baixo valor.

Diante desse cenário, o Crefito-3 estruturou seu programa de conciliação sobre três pilares fundamentais: eficiência, legalidade e dignidade. “Eficiência, porque toda ação administrativa deve gerar resultados concretos. Legalidade, pois lidamos com direito público e normas sujeitas a controle rigoroso. E dignidade, porque o profissional inadimplente não pode ser tratado de forma desumana, sofrendo bloqueios de salário ou constrangimentos desproporcionais”, detalhou o procurador.

Para ele, a forma como a cobrança é conduzida define a imagem da gestão. “O profissional que passa por uma cobrança mal conduzida nunca esquece o nome do presidente responsável — e carrega essa lembrança de forma negativa. Nossa proposta é diferente: queremos que ele saia do conselho sentindo-se acolhido e valorizado”, defendeu. A conciliação, nesse sentido, surge como uma solução moderna e flexível, que pode ser adaptada à realidade de cada conselho, reforçando sua autonomia administrativa.

O atendimento humanizado é a chave do modelo. Quirino criticou a abordagem fria e protocolar de muitos sistemas de cobrança e reforçou que o objetivo no Crefito-3 é acolher, dialogar e oferecer alternativas reais de regularização. Esse tratamento digno, segundo ele, tem um efeito transformador: profissionais que regularizam sua situação por meio da conciliação voltam a participar ativamente dos programas do conselho, fortalecendo a categoria. Os mecanismos mais duros, como o protesto, ficam reservados apenas para a minoria que se recusa a buscar uma solução amigável.

Os ganhos institucionais, segundo o procurador, são claros e vão além do aumento da arrecadação. O modelo previne a inadimplência futura, fortalece a imagem do conselho como uma entidade eficiente e próxima do profissional, e promove a reinserção de inadimplentes no sistema, permitindo que voltem a atuar no mercado formal e a contribuir com a instituição.

Essa abordagem, para Gustavo Quirino, representa uma “governança com propósito”. “Significa cumprir obrigações administrativas sem perder de vista a missão maior: transformar a vida do profissional. Quando um inadimplente sai do conselho dizendo ‘eles me ajudaram a recomeçar’, cumprimos nossa função social”, afirmou, emocionando a plateia.

Ao final, o procurador reafirmou que a conciliação é uma estratégia de modernização, mas também de justiça social, empatia e responsabilidade. Ele colocou a experiência do Crefito-3 à disposição de outros conselhos interessados em conhecer e adaptar o modelo, reforçando a importância do diálogo e da colaboração para o fortalecimento de todo o sistema profissional.

 

PAINEL 5 - IMPLEMENTAÇÃO DA RESOLUÇÃO CNJ 547/2024: SOLUÇÕES ADMINISTRATIVAS NA PRÁTICA NO ÂMBITO DOS CONSELHOS PROFISSIONAIS. EFICIÊNCIA COM RESPONSABILIDADE SOCIAL

Presidente de mesa: Dr. Marcos Vinícius de Souza, Chefe Procuradoria Jurídica do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO

Expositores:Dr. Raphael Martins Ferris, Presidente do CREFITO-3; Dra. Priscilla Pecoraro, Assessora Jurídico-Financeira do CREFITO-3; Dr. Gustavo Salermo Quirino, Procurador Chefe CREFITO- 3.

Outros artigos desta edição
CREFITO-3 AUMENTA ARRECADAÇÃO EM 56% E ZERA NOVAS EXECU...

por Mauro Camargo (jornalista...

COBRANÇA HUMANIZADA Crefito-3 aumenta arrecadação em 56% e zera novas execuções com ...

Ler artigo
PAINEL DEBATE CAMINHOS PARA COBRANÇA JUSTA E APONTA A ...

por Mauro Camargo (jornalista...

CONCILIAÇÃO TRIBUTÁRIAPainel debate caminhos para cobrança justa e aponta a desjudicialização ...

Ler artigo
SISTEMA DE EXECUÇÃO FISCAL ESTÁ 'FALIDO', DEFENDE ...

por Mauro Camargo (jornalista...

DESJUDICIALIZAÇÃOSistema de execução fiscal está 'falido', defende advogado em congresso de ...

Ler artigo
CONSELHOS DESEJAM CONCILIAR, MAS RECEIO DO TCU PARALISA ...

por Mauro Camargo (jornalista...

DILEMA DOS CONSELHOSConselhos desejam conciliar, mas receio do TCU paralisa gestores, afirma ...

Ler artigo
Sobre esta Edição
CONGRESSO NACIONAL DE GOVERNANÇA DOS CONSELHOS DE CLASSE
1 - edição 2025
NÚMERO
22
ARTIGOS

As principais falas, ideias e reflexões dos participantes reunidas em textos que eternizam o melhor dos debates do evento...

Imagem perfil

Chame no WhatsApp

Fechar

Mensagem