12/12/2023 | Categoria: Congressos
Ministro Buzzi aborda desafios na reforma do Código Civil em Congresso no TJ de Sergipe

Durante o Congresso "Reforma do Código Civil - Perspectiva e Transformação", realizado na segunda-feira, 11 de dezembro, na sede do Tribunal de Justiça de Sergipe, o Ministro Marco Aurélio Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), discutiu os desafios e as necessidades de atualização do Código Civil Brasileiro.

Em sua palestra, o Ministro Buzzi ressaltou a importância histórica do Código Civil, afirmando que "o Código de 2002 foi uma reforma do de 1916". Ele expressou preferência pelo sistema romano de legislação, reconhecendo, contudo, a necessidade de atualizações para refletir os avanços sociais e tecnológicos.

“Não faz a maior justiça do mundo, mas é o sistema que está aí. Para mudar só mudando a Constituição ou pegando armas, mas não vejo como opção. Por isso votamos”, reiterou.

Buzzi destacou o papel do ativismo e protagonismo judicial na interpretação e aplicação do Código Civil, exemplificando com um caso impactante no Brasil e no STJ, relacionado a um assédio sexual em transporte público e a consequente demanda por danos morais.

"Não gosto de ativismo, mas aprecio o protagonismo judicial. O sistema romano que prevalece nos oferece segurança jurídica, e é isso que nosso Código Civil nos proporciona", declarou.

O ministro enfatizou a necessidade de transformar as conquistas teóricas, como os direitos humanos e a dignidade, em ganhos efetivos, mencionando o Brasil como um país em desenvolvimento e destacando a persistente desigualdade social. Asseverou que o desenvolvimento de fato chegará somente quando não houver mais no país os 30% da população que vive em extrema pobreza. "Transformar letras em algo verdadeiro é essencial para o desenvolvimento do Brasil", afirmou.

Buzzi também falou sobre a comissão de juristas formada em 24 de agosto de 2023, destacando a necessidade de atualização do Código para abranger avanços tecnológicos e novas formas de contratos comerciais. "Não estamos fazendo um novo Código, mas atualizando o existente, incorporando novidades principalmente das novas tecnologias", explicou.

Por fim, ele convocou a população a participar do processo de revisão do Código, enfatizando a importância de sugestões da comunidade e mencionando áreas específicas de interesse, como a equiparação da união estável ao casamento e as novas formas de família.

"Nossos Códigos sempre foram bons e firmes, e com esta reforma, procuramos manter essa tradição", concluiu Buzzi.

O Congresso do qual Buzzi participou é uma realização da Academia Brasileira de Formação e Pesquisa (ABFP), com coordenação científica do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luis Felipe Salomão, do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Douglas Alencar Rodrigues e dos professores Flávio Tartuce e Lauro Seixas.

Esse foi o segundo Congresso realizado com a mesma finalidade. O primeiro ocorreu em agosto deste ano, em São Paulo.

  OS AUTORES | Autor: MAURO CAMARGO/MICHELY FIGUEIREDO
Compartilhar no
Comentários

Sobre o Congresso

A Reforma do Código Civil - Perspectiva e Transformação acontecerá a partir do dia 11/12/2023 08h
Vagas limitadas! Garanta a sua Vaga!


A Reforma do Código Civil - Perspectiva e Transformação Garanta sua Vaga. Inscreva-se Agora!
O Congresso acontecerá a partir do dia 11/12/2023 08h
Vagas limitadas! Garanta a sua Vaga!


A Reforma do Código Civil - Perspectiva e Transformação Garanta sua Vaga. Inscreva-se Agora!
O Congresso acontecerá a partir do dia 11/12/2023 08h
Vagas limitadas! Garanta a sua Vaga!


A Reforma do Código Civil - Perspectiva e Transformação Garanta sua Vaga. Inscreva-se Agora!
O Congresso acontecerá a partir do dia 11/12/2023 08h
Vagas limitadas! Garanta a sua Vaga!


Entenda o Congresso

Início: 11/12/2023 08h Fim: 11/12/2023 18h

Sob a coordenação científica dos Ministros Luís Felipe Salomão e Douglas Alencar Rodrigues, do Professor Flávio Tartuce  e do Professor Lauro Seixas, a Academia Brasileira de Formação e Pesquisa (ABFP) realiza o congresso A REFORMA DO CÓDIGO CIVIL - PERSPECTIVA E TRANSFORMAÇÃO, Contando com a participação de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), além de renomados juristas com atuação nas diferentes áreas do Direito Civil, o Congresso objetiva debater a reforma do código civil.

Com sua permanente pretensão de cientificidade, o Direito representa uma das mais sofisticadas técnicas de controle social. A partir de suas normas, que consagram obrigações, permissões e vedações, são revelados os valores que a sociedade, por seus representantes, entende devam ser prestigiados em determinado momento de sua história. Mas a relação entre as normas jurídicas e a realidade social se desenvolve em permanente tensão, pois as transformações sociais acontecem em velocidade exponencialmente superior à capacidade de resposta dos legisladores. Por isso, buscando satisfazer às suas novas aspirações por liberdade e igualdade, em diferentes campos da experiencia social, a cidadania bate às portas do Poder Judiciário, alcançando respostas não raras vezes contraditórias e em tempo diferido, o que apenas agrava o quadro de insegurança social e jurídica. Apesar dos avanços alcançados com a participação do Poder Judiciário, no entanto, é inegável a centralidade do Poder Legislativo para a disciplina dessas novas demandas e realidades sociais. Com elevado grau de legitimidade democrática, ao Congresso Nacional compete, segundo o desenho constitucional de 1988, enunciar as normas que integram o direito civil brasileiro, tratando de forma isonômica todos os cidadãos. No exercício dessa alta competência democrática, por ato do Senador Rodrigo Pacheco, Presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, constituiu-se Comissão de Juristas encarregados de propor a atualização do Código Civil de 2002. Sob a presidência do Ministro Luís Felipe Salomão, os trabalhos da referida comissão já estão em curso, sendo oportuno, por isso, ampliar os debates com a audiência de juristas de diferentes regiões do país. Nada mais oportuno do que a realização de eventos jurídicos em diferentes estados, permitindo a participação de diferentes atores interessados nas diversas áreas contempladas pela legislação civil.

Mais Detalhes do Congresso


Galerias de Fotos

Congresso Código Cívil 20 Anos

Selecione a(s) foto(s) desejada(s) para ampliar

Faça Agora a sua Inscrição!

A Reforma do Código Civil - Perspectiva e Transformação!

Confira nossos Lotes Promocionais! *Aproveite! As Vagas do Congresso são limitadas!

VER AGORA

Expositor(es) e Mediador(es)

Realização

Apoiador(es) Institucional(is)

Galerias de Vídeos