
20 anos do Código Civil: Avanços e Novos Desafios
Sob a coordenação científica dos Ministros Luís Felipe Salomão e Douglas Alencar Rodrigues, Juíza Caroline Tauk e do Professor Flávio Tartuce, a Academia Brasileira de Formação e Pesquisa (ABFP) realiza o “CONGRESSO 20 ANOS DO CÓDIGO CIVIL.

Sob a coordenação científica dos Ministros Luís Felipe Salomão e Douglas Alencar Rodrigues, Juíza Caroline Tauk e do Professor Flávio Tartuce, a Academia Brasileira de Formação e Pesquisa (ABFP) realiza o “CONGRESSO 20 ANOS DO CÓDIGO CIVIL: AVANÇOS E NOVOS DESAFIOS – HOMENAGEM AO MINISTRO PAULO DE TARSO SANSEVERINO”. Contando com a participação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), além de renomados juristas com atuação nas diferentes áreas do Direito Civil, o Congresso objetiva prestar justa e merecida homenagem a um dos mais brilhantes ministros da história do Superior Tribunal de Justiça: o Ministro Paulo de Tarso Sanseverino.
Durante o período em que atuou no STJ, o Ministro Sanseverino notabilizou-se por sua grande competência nos múltiplos campos da ciência jurídica, como por sua personalidade afável e pela extrema dedicação ao ofício jurisdicional. Celebrar a vida e a obra do grande homem e do notável jurista com um evento acadêmico memorável, cujas reflexões serão recolhidas e condensadas em publicação específica, representa uma das melhores formas de reverenciar a sua memória, preservando para as futuras gerações um legado de importantes reflexões sobre o Direito Civil contemporâneo.
Objetivo:
O “CONGRESSO 20 ANOS DO CÓDIGO CIVIL: AVANÇOS E NOVOS DESAFIOS – HOMENAGEM AO MINISTRO PAULO DE TARSO SANSEVERINO”, além de celebrar a memória do Ministro Paulo de Tarso Sanseverino, objetiva reunir magistrados do STF e dos tribunais superiores, além de grandes juristas da área do Direito Civil. Tem o propósito de realizar profunda reflexão sobre os impactos do Código Civil de 2002, depois de 20 anos do início de sua vigência, como os novos desafios que se lançam no contexto de uma sociedade plural e que se pretende inclusiva, na perspectiva da realização das promessas constitucionais de dignidade humana e de Justiça Social.
O conteúdo programático do Congresso está distribuído em quatro painéis, com temas atuais e polêmicos do Direito Civil, além de outros temas que dialogam com distintas áreas da Ciência Jurídica, a exemplo do Direito Constitucional, do Direito do Consumidor e do Direito do Trabalho. Já referido como a “Constituição do homem comum”, o Código Civil ocupa lugar de destaque na regulação da vida em sociedade, alcançando diferentes campos da existência humana. Daí a importância de se examinar os significativos avanços civilizatórios proporcionados pelo Código Civil de 2002, oferecendo aos participantes, além disso, uma visão moderna e atual dos novos desafios que se apresentam ao Direito Civil.
Conteúdo Programático:
Dia 17 de agosto de 2023
ABERTURA - HOMENAGEM AO MINISTRO PAULO DE TARSO SANSEVERINO
CONFERÊNCIA INAUGURAL: DIÁLOGOS CONSTITUCIONAIS COM O CÓDIGO CIVIL
Presidente da Mesa: Senador Rodrigo Pacheco
Ministro Alexandre de Moraes - Supremo Tribunal Federal
Dia 18 de agosto de 2023
PAINEL 1: DUAS DÉCADAS DEPOIS: AVANÇOS E NOVOS DESAFIOS DO CÓDIGO CIVIL
Presidente da Mesa: Ministro Marco Aurélio Bellizze
Expositores:
PAINEL 2: DIREITO EMPRESARIAL CONTEMPORÂNEO
Presidente da Mesa: Ministro Antônio Carlos Ferreira
Expositores:
PAINEL 3: DIREITO CIVIL E RELAÇÕES DE TRABALHO
Presidente da Mesa: Ministro João Otávio de Noronha
Expositores:
16h – PAINEL 4: ASPECTOS PATRIMONIAIS NO DIREITO DE FAMILIA
Presidente da Mesa: Ministro Moura Ribeiro
Expositores:
CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO
Ministro André Mendonça - Supremo Tribunal Federal:
Coordenação Científica: Min. Luis Felipe Salomão - Superior Tribunal de Justiça; Min. Douglas Alencar Rodrigues - Tribunal Superior do Traballho; Dr. Flávio Tartuce - Professor.
Conferencistas e Palestrantes: Min. Alexandre de Moraes - Supremo Tribunal Federal; Min. André Mendonça - Supremo Tribunal Federal; Min. João Otávio de Noronha - Superior Tribunal de Justiça; Min. Evandro Pereira Valadão Lopes - Tribunal Superior do Trabalho; Min. Morgana de Almeida Richa - Tribunal Superior do Trabalho; Min. Maria Cristina Peduzzi - Tribunal Superior do Trabalho; Min. Moura Ribeiro - Superior Tribunal de Justiça; Dr. Rodolfo Mário Veiga Pamplona Filho - Juiz Titular da 32ª Vara do Trabalho de Salvador/BA; Dr. Pablo Stolze Gagliano Juiz de Direito - Tribunal de Justiçca do Estado da Bahia; Dr. Daniel Carnio Juiz de Direito - Tribunal de Justiça de São Paulo; Desembargadora Maria Berenice Dias - Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul; Dr. Anderson Schreiber - Procurador do Estado do Rio de Janeiro; Profª Drª Dr. h. c. Claudia Lima Marques Professora; Dra. Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka - Professora; Dra. Paula Andrea Forgioni - Professora; Dr. José Fernando Simão - Professor; Dr. Rolf Madaleno - Advogado; Dra. Angelica Carlini - Professora.
* Conferencistas, Palestrantes, Expositores e Mediadores poderão ser substituídos em função de agendas.
20 ANOS DO CÓDIGO CIVIL: Avanços e Novos Desafios
Modalidade: Presencial e TelePresencial (ao vivo).
Data: 17 e 18 de agosto de 2023
Horário: 17 de agosto - 18h | 18 de agosto - 8h às 18h30
LOCAL: UNINOVE - Campus Vergueiro
Rua Vergueiro, 235/249 - Liberdade, São Paulo - SP
LOCALIZAÇÃO MAPS: https://goo.gl/maps/YNa6RpB6x544syqJA

Público alvo
Advogados, Membros do Ministério Público e do Poder Judiciário, operadores do Direito, Acadêmicos, Estudantes e demais interessados no tema
Cursos Relacionados
Veja as fotos do evento
Confira como foi o 20 anos do Código Civil: Avanços e Novos Desafios através das fotos que fizemos.
Seja avisado quando abrirem novas vagas: