
II Seminário Portos Brasileiros – Os Dez Anos da Lei dos Portos: avanços e desafios, os próximos dez anos
Os portos brasileiros surgiram na época do Império e possuem papel absolutamente relevante e decisivo para a economia nacional, para a geração de empregos e para o desenvolvimento social e econômico do País.

SEMINÁRIO DOS PORTOS BRASILEIROS 2A EDIÇÃO – OS DEZ ANOS DA LEI DOS PORTOS: AVANÇOS E DESAFIOS, OS PRÓXIMOS DEZ ANOS - Os portos brasileiros surgiram na época do Império e possuem papel absolutamente relevante e decisivo para a economia nacional, para a geração de empregos e para o desenvolvimento social e econômico do País. Compondo a infraestrutura de circulação de bens, conectando produtores e consumidores em nível nacional e mundial, o setor portuário assume posição estratégica e de interesse da própria soberania nacional. Por essas razões, a ordem jurídica consagra uma complexa e analítica regulação normativa, destinada a reger boa parte das relações civis, administrativas, tributárias e trabalhistas que se constituem no universo portuário, entre diferentes atores públicos e privados.
Com o advento da Lei 12.815, de 5 de junho de 2013, o processo sem precedentes de modernização dos portos nacionais seguiu seu curso, com destaque para as delegações, concessões e arrendamentos, além da previsão de exploração da atividade portuária em áreas privadas, situadas fora das áreas demarcadas para os portos organizados.
Como consequência desse novo marco legal, sobrevieram a elevação dos níveis de investimento e a ampliação da competitividade entre os portos nacionais, incluídos os Terminais de Uso Privado (TUPs), com resultados auspiciosos para o conjunto da economia nacional.
No instante em que a Lei dos Portos completa dez anos de vigência, nada mais oportuno do que celebrar esse momento com a realização de um amplo debate, envolvendo atores vinculados aos segmentos públicos e privados ligados à gestão desse importante setor, contando com a presença de representantes das principais Autoridades Portuárias, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e do Tribunal de Contas da União (TCU), além de Operadores Portuários, de Armadores e de Órgãos de Gestão de Mão de Obra (OGMO).
A troca de visões e de experiências entre esses importantes atores permitirá identificar pontos que demandam aperfeiçoamento no marco legal do setor portuário, dissipando dúvidas e questionamentos que geram insegurança jurídica e que são prejudiciais à expansão do setor portuário, com prejuízos para a sociedade.
Objetivo:
- Geral: conhecer e debater os principais aspectos atuais sobre o papel dos portos brasileiros, passados 10 anos de vigência da Lei 12.815/2013;
- Específicos: debater os desafios e perspectivas para o setor, identificando pontos de estrangulamento e de avanço para a regulação portuária, além dos entendimentos dos tribunais superiores - Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas da União – e os impactos advindos com a Lei nº 12.815/2013.
PALESTRA MAGNA:
10h – Painel I - MARCO REGULATÓRIO DOS PORTOS LEI Nº 12.815 DE 05 DE JUNHO DE 2013: AVANÇO E DESAFIOS, OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
Mediadora: Jornalista Kátia Cilene Brembatti
Expositores: Dr. Fabrizio Pierdomenico -
PAINEL 2 - A REGULAÇÃO PORTUÁRIA E OS ÓRGÃOS DE CONTROLE: ANTAQ, MINISTÉRIO DOS PORTOS, CADE E TCU
Presidente de Mesa: Juiz Federal João Carlos Mayer -
Expositores:
PAINEL 3 - GESTÃO DOS PORTOS BRASILEIROS - ASPECTOS CONTRATUAIS PORTUÁRIOS
Presidente de Mesa: Dr. Vicente Santini -
Expositores:
; Dr. Luiz Rodrigues Wambier -
PAINEL 4 - O DIREITO NO UNIVERSO PORTUÁRIO A JURISPRUDÊNCIA DOS TRIBUNAIS BRASILEIROS
Presidente de Mesa: Desembargadora Ana Carolina Zaina -
Expositores:
Portos Brasileiros 2a Edição – Os Dez Anos da Lei dos Portos: avanços e desafios, os próximos dez anos
Modalidade: Presencial.
Data: 25 de agosto de 2023
Horário: 8h às 18h
Local: Bourbon Curitiba Hotel & Suites – Av. R. Cândido Lopes, 102 - Centro, Curitiba - PR

Público alvo
Gestores, servidores, colaboradores, procuradores do setor portuário e demais interessados no tema
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