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II Seminário Portos Brasileiros – Os Dez Anos da Lei dos Portos: avanços e desafios, os próximos dez anos

II Seminário Portos Brasileiros – Os Dez Anos da Lei dos Portos: avanços e desafios, os próximos dez anos

Os portos brasileiros surgiram na época do Império e possuem papel absolutamente relevante e decisivo para a economia nacional, para a geração de empregos e para o desenvolvimento social e econômico do País.

Especificações do curso

SEMINÁRIO DOS PORTOS BRASILEIROS 2A EDIÇÃO – OS DEZ ANOS DA LEI DOS PORTOS: AVANÇOS E DESAFIOS, OS PRÓXIMOS DEZ ANOS - Os portos brasileiros surgiram na época do Império e possuem papel absolutamente relevante e decisivo para a economia nacional, para a geração de empregos e para o desenvolvimento social e econômico do País. Compondo a infraestrutura de circulação de bens, conectando produtores e consumidores em nível nacional e mundial, o setor portuário assume posição estratégica e de interesse da própria soberania nacional. Por essas razões, a ordem jurídica consagra uma complexa e analítica regulação normativa, destinada a reger boa parte das relações civis, administrativas, tributárias e trabalhistas que se constituem no universo portuário, entre diferentes atores públicos e privados.

Com o advento da Lei 12.815, de 5 de junho de 2013, o processo sem precedentes de modernização dos portos nacionais seguiu seu curso, com destaque para as delegações, concessões e arrendamentos, além da previsão de exploração da atividade portuária em áreas privadas, situadas fora das áreas demarcadas para os portos organizados.

Como consequência desse novo marco legal, sobrevieram a elevação dos níveis de investimento e a ampliação da competitividade entre os portos nacionais, incluídos os Terminais de Uso Privado (TUPs), com resultados auspiciosos para o conjunto da economia nacional.

No instante em que a Lei dos Portos completa dez anos de vigência, nada mais oportuno do que celebrar esse momento com a realização de um amplo debate, envolvendo atores vinculados aos segmentos públicos e privados ligados à gestão desse importante setor, contando com a presença de representantes das principais Autoridades Portuárias, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e do Tribunal de Contas da União (TCU), além de Operadores Portuários, de Armadores e de Órgãos de Gestão de Mão de Obra (OGMO).

A troca de visões e de experiências entre esses importantes atores permitirá identificar pontos que demandam aperfeiçoamento no marco legal do setor portuário, dissipando dúvidas e questionamentos que geram insegurança jurídica e que são prejudiciais à expansão do setor portuário, com prejuízos para a sociedade.

Especificações do Curso
Certificado carga horária: 8 horas

 

Objetivo:

  • Geral: conhecer e debater os principais aspectos atuais sobre o papel dos portos brasileiros, passados 10 anos de vigência da Lei 12.815/2013;
  • Específicos: debater os desafios e perspectivas para o setor, identificando pontos de estrangulamento e de avanço para a regulação portuária, além dos entendimentos dos tribunais superiores - Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas da União – e os impactos advindos com a Lei nº 12.815/2013.

PALESTRA MAGNA: Presidente de Mesa: Ministro Guilherme Caputo Bastos - Tribunal Superior do Trabalho; Palestrante: Min. Gilmar Mendes - Supremo Tribunal Federal -Tema: Jurisdição Constitucional e o Desenvolvimento Econômico; Ratinho Junior - Governador do Estado do Paraná - Tema: A relevância do setor portuário para o desenvolvimento socioeconômico;

10h – Painel I - MARCO REGULATÓRIO DOS PORTOS LEI Nº 12.815 DE 05 DE JUNHO DE 2013: AVANÇO E DESAFIOS, OS PRÓXIMOS DEZ ANOS

Mediadora: Jornalista Kátia Cilene Brembatti

Expositores: Dr. Fabrizio Pierdomenico - Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários - Tema: Portos no Brasil: passado, presente e futuro; Dr. Luiz Fernando Garcia da Silva - Diretor-Presidente Portos do Paraná - Tema: Portos do Paraná na rota desenvolvimento: projetos futuros e oportunidade

PAINEL 2 - A REGULAÇÃO PORTUÁRIA E OS ÓRGÃOS DE CONTROLE: ANTAQ, MINISTÉRIO DOS PORTOS, CADE E TCU

Presidente de Mesa: Juiz Federal João Carlos Mayer - Tribunal Regional Federal da Primeira Região.

Expositores: Min. Benjamim Zymler - Ministro do Tribunal de Contas da União - Tema: A gestão portuária aos olhos do TCU; Dra. Juliana Oliveira Domingues - Procuradora-Chefe do CADE - Tema: Questões portuárias polêmicas e a competência do CADE; Dr. Eduardo Nery Machado Filho - Diretor-Geral da ANTAQ - Tema: Temas polêmicos da regulação do setor portuário.

PAINEL 3 - GESTÃO DOS PORTOS BRASILEIROS - ASPECTOS CONTRATUAIS PORTUÁRIOS

Presidente de Mesa: Dr. Vicente Santini - Secretário Especial do Governo de São Paulo

 Expositores: Dr. Juliano Heinen - Procurador do Estado do Rio Grande do Sul - Tema: Contratos de Arrendamento Portuário: Reequilíbrio e Prorrogação

; Dr. Luiz Rodrigues Wambier - Advogado - Tema: Termo de Risco de Investimento: Conteúdo e Limites; Dr. Marcus Vinicius Freitas dos Santos - Diretor Jurídico Porto do Paraná - Tema: Convênio de Delegação de Competência – Aspectos polêmicos da Portaria 574/2018.

PAINEL 4 - O DIREITO NO UNIVERSO PORTUÁRIO A JURISPRUDÊNCIA DOS TRIBUNAIS BRASILEIROS

Presidente de Mesa: Desembargadora Ana Carolina Zaina - Tribunal Regional do Trabalho Região 9

 Expositores: Min. André Mendonça - Supremo Tribunal Federal - Tema: O Universo Portuário na Jurisprudência do STF; Min. Mauro Campbell Marques; Ministro Superior Tribunal de Justiça - Tema: O Universo Portuário na Jurisprudência do STJ; Min. Douglas Alencar Rodrigues - Ministro do Tribunal Superior do Trabalho - Tema: O Universo Portuário na Jurisprudência do TST.

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Portos Brasileiros 2a Edição – Os Dez Anos da Lei dos Portos: avanços e desafios, os próximos dez anos

Modalidade: Presencial.

Data: 25 de agosto de 2023

Horário: 8h às 18h

Local: Bourbon Curitiba Hotel & Suites – Av. R. Cândido Lopes, 102 - Centro, Curitiba - PR

Especificações do curso

Público alvo

Gestores, servidores, colaboradores, procuradores do setor portuário e demais interessados no tema

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