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Instrução Normativa 05/2017 MPOG

Instrução Normativa 05/2017 MPOG

Com o intuito de aprimorar a governança das contratações públicas, recentemente, a Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento publicou a nova Instrução Normativa nº 5/2017.

Especificações do curso

Um marco regulatório que estabelece diretrizes para as contratações de serviços pela Administração Pública Federal, com foco em planejamento, gestão e fiscalização dos contratos. Essa normativa busca garantir maior eficiência, transparência e controle nos processos licitatórios, desde a fase de planejamento, passando pela seleção de fornecedores, até a execução e monitoramento dos contratos. Com regras claras sobre gestão de riscos, fiscalização contratual e responsabilidades dos envolvidos, a IN 05/2017 promove melhores práticas e reduz os riscos de irregularidades, fortalecendo a gestão pública.

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático

Seminário de Abertura do Curso:  O Aperfeiçoamento das Contratações de Serviços pela Administração Pública

Palestras: Boas Práticas Administrativas na Contratação de Serviços pela Administração Pública; Comentários sobre a Nova Lei de Licitações

Módulo 1 – Planejamento da ContrataçãoSeminário: IN SEGES/MP 5/2017: Origem e Inovações

A evolução legislativa e os antecedentes jurisprudenciais que levaram à edição da IN SEGES/MP 5/2017.

A elaboração dos contratos e os modelos dos anexos da Instrução Normativa 05/2017.

Linha do tempo do processo de contratação e a participação do gestor/fiscal na elaboração dos artefatos da contratação, conforme os principais modelos dos anexos da IN 05/2017:

  • Anexo II – Oficialização da demanda.
  • Anexo III – Diretrizes para elaboração dos estudos preliminares.
  • Anexo IV – Modelo de mapas de riscos.
  • Anexo V – Diretrizes para elaboração do Termo de Referência (TR) ou Projeto Básico (PB).
  • Anexo VI – Serviço de limpeza e vigilância – Diretrizes.
  • Anexo VII-A e B – Diretrizes para elaboração do ato convocatório.
  • Anexo V-B – Instrumento de Medição de Resultados (IMR) e o gerenciamento dos riscos no processo de contratação.

A pesquisa de preços no mercado – Painel de Preços (IN 02/2017).

Módulo 2 – A Seleção do FornecedorSeminário: Aspectos Relevantes para Contratações Eficientes na Perspectiva da IN nº 05/2017

Elementos estruturantes da seleção do fornecedor.

A seleção do fornecedor frente à elaboração dos editais (exigências) e parecer jurídico.

A homologação e a adjudicação das licitações.

Desconformidade da proposta nas licitações.

Formalização e publicação dos contratos.

O conteúdo do Projeto Básico ou Termo de Referência na nova IN SEGES/MP nº 05/2017.

Módulo 3 – A Gestão do ContratoSeminário: Os Reflexos da Terceirização de Serviços na Administração Pública

A terceirização e a reforma trabalhista: Nova forma de gestão e os direitos sociais trabalhistas.

Da repactuação e do reajuste dos contratos de prestação de serviços.

Disposições da IN SEGES/MP nº 05/2017 em cotejo com a jurisprudência do TCU:

  • Anexo VII-F – Modelo das minutas contratuais e demais modelos.
  • Disposições do instrumento convocatório e minuta contratual.
  • Trabalhando o contrato administrativo na prática: Tipos de contratos e cláusulas contratuais essenciais e acessórias.
  • Gestão da execução do contrato.
  • Vigência do contrato administrativo.

Alterações contratuais e seus fundamentos jurídicos:

  • Modificações unilaterais, por acordo e seus limites.
  • Alterações contratuais por meio de reequilíbrio, reajuste e repactuação: conceito, legislação e diferenças na prática.
  • Processamento da revisão contratual e seus efeitos.
  • Contratações eficientes com a nova IN SEGES/MP nº 05/2017.
  • Módulo 4 – A Fiscalização do Contrato e o Processo de PagamentoSeminário: Os Desafios da Administração Pública
  • Métodos de resolução de conflitos na administração pública.
  • Fiscalização técnica, administrativa, setorial e pelo público usuário.
  • Indicação do gestor do contrato, fiscais e acompanhamento técnico e administrativo.
  • Recebimento do objeto (simples e complexo), conforme a legislação.
  • Recebimentos provisório e definitivo.

Aplicação de sanções por descumprimento do contrato:

  • Sanções previstas nas Leis 8.666/93 e 10.520/02.
  • Finalidade da sanção, limites à atuação discricionária, competência e dosimetria da penalidade, incluindo atenuantes e agravantes.

A conta vinculada: conceito, implantação e gerenciamento.

Pagamento dos serviços contratados no momento do fato gerador – Considerações sobre as planilhas de custos, conforme a Instrução Normativa nº 05/2017.

Professores/Palestrantes:

Min. Weder de Oliveira; Min. Benjamin Zymler; Min. Augusto Sherman; Min. Douglas Alencar Rodrigues; Min. Marco Buzzi; Amauri Feres Saad; Anna Carla Duarte Chrispim; Carlos Maurício Lociks de Araújo; Clayton Alexandre Ferreira; Guilherme Carvalho e Sousa; Karine Lilian de Sousa Costa Machado; Marines Restelatto Dotti; Murilo Queiroz Melo Jacoby Fernandes; Rafael Vilaça Manço; Victor Marcel Pinheiro; Walter Baere de Araujo Filho.

Especificações do curso

Público alvo

Servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, que trabalham na área de Recursos Humanos (contratação, benefícios, desligamento), Folha de Pagamento, Financeiro, Contabilidade, Gestão de Contratos, Controladoria, Segurança e Saúde no Trabalho, Procuradoria, e demais interessados no tema. Poderá a área de Recursos Humanos da Assembleia Legislativa, preencher as vagas disponíveis com servidores públicos de outras instâncias do poder público e/ou ainda definindo vagas para assessores parlamentares.

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