Apresentação do Seminário

Violência doméstica na perspectiva de gênero e políticas públicas

A Comissão Interamericana dos Direitos Humanos recomendou ao Estado brasileiro a elaboração de medidas para a prevenção de violência contra mulheres, incluindo "medidas de capacitação e sensibilização dos funcionários judiciais para que compreendam a importância de não tolerar a violência doméstica". O artigo 3º da Convenção de Belém do Pará determina a promoção dos direitos fundamentais das mulheres a uma vida livre de todas as formas de violência.
 
Existem três documentos nacionais relevantes relacionados à incorporação da perspectiva de gênero na investigação criminal: 1) as Diretrizes Nacionais de Feminicídio da ONU Mulheres; 2) as Diretrizes Nacionais de Investigação Criminal com Perspectiva de Gênero, adaptadas ao Brasil pela Copevid em parceria com a SPM e a Senasp e subsidiadas pelo programa EUROsocial; 3) o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero do CNJ. Segundo as Diretrizes Nacionais, considera-se violência de gênero aquela cometida no contexto das relações de gênero, que são socialmente construídas e fundamentam a organização da vida social, marcadas pela desigualdade de poder que hierarquiza os gêneros e subjuga o feminino. A inserção da perspectiva de gênero à investigação e no primeiro atendimento dos crimes se baseia no conceito de gênero como categoria de análise que permite visibilizar a atribuição social diferenciada de papéis e tarefas a homens e mulheres, evidenciando relações de poder assimétricas originadas pelas diferenças nas expectativas, identidades, características e possíveis condutas atribuídas social e culturalmente a cada um deles, de modo a gerar discriminação e se traduzir, entre outras condutas, naquelas tipificadas na legislação. Atuar de forma eficiente na eliminação das violências contra as mulheres é essencial para cumprir obrigações assumidas pelo Estado Brasileiro em diversos tratados internacionais. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2022, o Estado de Mato Grosso possuía o 3º maior índice de Feminicídio do Brasil e a 5ª maior taxa de Feminicídio no mundo, inferindo que Mato Grosso possui números expressivos em âmbito mundial. Por conseguinte, medidas preventivas devem ser aplicadas pelo sistema de justiça, com intuito de reduzir os índices de feminicídio. Portanto, cursos de capacitação e aperfeiçoamento periódicos aos agentes públicos e à sociedade em geral envolvidos direta e indiretamente no combate aos crimes de violência doméstica e familiar contra mulheres são extremamente necessários e salutares para o adequado atendimento às mulheres do Estado de Mato Grosso, sobretudo com enfoque de aplicação de investigação em perspectiva de gênero.
 
Assim, o seminário de sensibilização aos agentes públicos responsáveis pela elaboração e execução das políticas de combate aos crimes de violência de gênero auxiliará a incrementar medidas eficazes de proteção integral, investigação producente e atendimento humanizado, em consonância com os Tratados Internacionais em que o Brasil figura como signatário.

Objetivo

O seminário de sensibilização aos agentes públicos responsáveis pela elaboração e execução das políticas de combate aos crimes de violência de gênero tem por objetivo sensibilizar os agentes públicos responsáveis pela elaboração e execução das políticas públicas que busquem combater os crimes de violência doméstica e familiar contra mulheres, fornecendo-lhes ferramentas e segurança na condução dos trabalhos.

 

Dinâmica

Seminário de Abertura: Presencial.

Público-Alvo

Parlamentares e servidores da ALMT, Defensores Públicos e Assessores, Membros do Ministério Público, Magistrados e Assessores do TJMT, Advogados, Estudantes de Direito e demais interessados na temática


Programação do Seminário

8h - Coffee Break 8h30 – Credenciamento 9h - Cerimônia de Abertura 10h - Palestra Magna: ...

Expositor(es) e Mediador(es)

Realização

Apoiador(es) Institucional(is)

Sobre a Academia

A Academia Brasileira de Formação e Pesquisa atua há mais de vinte anos na formação de pessoas, organização de processos e procedimentos administrativos. Temos como foco principal a formação e capacitação de Recursos Humanos dos setores público e privado.

Possuímos significativo diferencial competitivo em relação ao mercado, uma vez que contamos com profissionais de grande experiência e formação técnica especializada. Desenvolvemos atividades em órgãos públicos de destaque como Governos de Estados, Prefeituras, Tribunais de Contas, Tribunais de Justiça Estaduais e Federais, Autarquias Federais, Bancos Federais, dentre outros.

Diante das particularidades de cada órgão nos especializamos em construir produtos de forma singular e customizados para atender as necessidades específicas de cada demandante. Para isso, possuímos quadro acadêmico de grande envergadura e multidisciplinar, o que possibilita desenvolvermos programas de treinamento e formação avançada customizados. 

Na área de consultoria, atuamos nos diversos seguimentos. No setor público, destacamos reforma administrativa, legislação de pessoal, gestão arquivística de documentos, implementação e aplicabilidade das Leis 14.133/21 – Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos – e 13.709/18 –  Lei Geral de Proteção de Dados.

Sobre a ABFP
ABFP - O QUE FAZEMOS

O que Fazemos

Nossos profissionais dedicam-se ao estudo aprofundado de atividades acadêmicas e pesquisas. Elaboramos e revisamos material teórico nas seguintes áreas: administração pública, recursos humanos, comunicação administrativa, planejamento financeiro, administração de patrimônios, logística, contratos e licitações.

Construímos modelos de relacionamento corporativo através de parceiras consultivas, aprimoramos os resultados por meio de levantamento de dados e formatação de relatórios personalizados.

Produzimos pareceres personalizados e elaboramos planos de gestão complexos dentro das áreas de logística corporativa e gestão de informações, auxiliando na criação de estratégias corporativas nacionais e internacionais.


Quem Somos

Realizamos consultorias, congressos, seminários, workshops, cursos em todo Brasil nas modalidades presencial, telepresencial, EAD e híbrido, in-company e abertos nas mais diversas áreas do conhecimento, tais como: direito – todos os ramos – , administração empresarial, gestão pública, governança pública e privada, controle externo e interno (compliance). 

ABFP - QUEM SOMOSr

Nossos Docentes

Conheça mais docentes Doutores Mestres Especialitas da ABFP

VEJA MAIS