25/08/2023 | Categoria: Seminário Portos Paraná - 2a Edição
Governador faz desabafo e cobra modernização do Ministério Público a favor do desenvolvimento

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) aproveitou a participação na abertura da 2ª edição do “Seminário Portos Brasileiros - Os 10 anos da Lei dos Portos, avanços e desafios, os próximos 10 anos” para cobrar uma mudança de mentalidade, principalmente dos membros do Ministério Público. Isso porque, de acordo com o gestor, a conduta de alguns membros do órgão “emperram o progresso e o desenvolvimento”.

“Aqui fica o meu desabafo, porque eu não poderia deixar de fazer num evento tão importante quanto esse. É importante nós tirarmos a ideologia, em especial de alguns promotores e promotoras do Ministério Público, que são ligados a ONGs que impedem o progresso desse país. Impedem o desenvolvimento do país. Não é possível você ficar 3 a 4 anos estudando uma licença ambiental e, quando essa licença está pronta, simplesmente com uma canetada, ela vai para estaca zero junto com tudo aquilo que foi estudado. É um desrespeito com os profissionais que se dedicaram, é um desrespeito com o gestor público que todos os dias levanta para preparar o orçamento, seja com a Assembleia Legislativa ou Congresso Nacional, para poder acompanhar esse crescimento econômico”, asseverou.

Ratinho Jr. foi enfático ao afirmar que “é muito importante esse debate, para que a gente possa modernizar a cabeça de algumas pessoas que, lamentavelmente, ainda estão pensando como na década de 80. Como é que nós vamos acompanhar uma China que cresce a 7%? Uma Índia que cresce a 7%? Uma Coreia do Sul, que hoje é o país mais tecnológico do mundo? Enquanto, para você conseguir fazer uma simples estrada de pista simples, leva-se 10 anos, mais uma planilha de estudo ambiental e mais briga judicial que se arrasta?”

O governador, momentos antes de embarcar para São Paulo, onde participaria do lançamento do programa de concessões rodoviárias do Paraná na Bolsa de Valores, destacou a dimensão dos investimentos em logística, “o que é considerado hoje o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina. Dos Estados Unidos para baixo, nenhuma outra região da América Latina terá investimento de 50 bilhões de reais em 6 anos. Nós estamos falando em 3300 km de rodovia, 1800 km de duplicações, e mais de 1000 pontos de viadutos. Quer dizer, uma grande transformação da logística paranaense, especialmente do rodoviário”, afirmou.

Esse projeto faz parte do pacote de planejamento estratégico que começou a ser montado em 2019. “Nós temos, de forma muito clara, que a vocação do Paraná é ser a central logística da América do Sul. E por que isso? Se nós pegarmos o mapa da América do Sul, o Paraná está no centro de uma região que representa 70% do PIB da América do Sul, que corresponde a um trilhão e 700 bilhões de dólares”, garantiu Ratinho Jr.

Esse planejamento foca um futuro próximo, que demandará a produção de mais alimentos para o mundo e consequentemente soluções de logística.

“O Brasil cresce a cada dia mais. Precisamos aumentar em 20% a produção de alimentos nos próximos 10 anos. O crescimento populacional demanda isso. E 80% desse alimento será gerado ou produzido na América Latina, sendo 70% disso no Brasil”, argumentou Ratinho Jr. para justificar a necessidade de tantos investimentos em logística.

“Nós temos que nos preparar cada vez mais para poder entregar esse alimento para o planeta, além de alimentar uma população, por isso é estratégico. Cada vez mais nós precisamos ter portos eficientes, que possam garantir o escoamento dessa produção, essa segurança alimentar para todos os países do mundo que são compradores do Brasil”.

O governador lembrou que o Paraná está no centro da ligação do Sul com Sudeste brasileiro e da ligação do Sul com o Centro-Oeste brasileiro, que é o maior mercado em expansão do Brasil.

“Nós somos a ligação de todo o Centro-Oeste e Sudeste com o Brasil, mais Uruguai. Fazemos fronteira com o Paraguai, fazemos fronteira com Argentina. Nada mais inteligente e lógico, fazendo o Paraná essa central logística. E por isso, nós estamos com tanto investimento em infraestrutura”.

“Ontem, anunciamos 185 milhões de reais na modernização do Aeroporto de Londrina. Agora, o Porto de Paranaguá é eleito quatro vezes consecutivas o Porto mais eficiente do Brasil. Com a obra que nós começamos neste segundo semestre, de 600 milhões de reais, que vai subir de 180 vagões por dia o Porto de Paranaguá, de carga e descarga, para 900 vagões por dia. Uma grande transformação no Porto de Paranaguá”.

Ratinho Jr. lembrou também o projeto da ferrovia - o único projeto ferroviário estadual que entrou no PAC do governo federal. A ligação de Maracaju até o Porto de Paranaguá, fazendo uma perna até Pato Branco, Chapecó, e automaticamente puxando um outro ramal até Foz do Iguaçu. Fazendo assim uma grande central logística. “Nós vamos atravessar 80 milhões de toneladas por ano”, frisou o governador.

Além disso, o governador destacou a modernização do Aeroporto de Curitiba - com a pista internacional para atender voos da Europa e dos Estados Unidos -, a modernização do Aeroporto de Londrina, a modernização do Aeroporto de Cascavel, de Foz do Iguaçu que, segundo ele, passou a ter a maior pista do Sul do Brasil.

  oautores | Autor: Mauro Camargo/Michely Figueiredo
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