19/10/2023 | Categoria: Cursos, Seminários e Palestras
Ministro alerta: 'falta de capacidade do Legislativo permite orçamento precário'

Durante exposição feita no curso 'Execução Orçamentária e Emendas Parlamentares', o ministro do Tribunal de Contas da União, Weder de Oliveira, salientou que quando o Legislativo carece de preparo para fiscalizar o orçamento proposto pelo Executivo, isso permite a construção de uma peça precária.

'O Legislativo não deve só fazer leis, ele precisa fiscalizar. O Tribunal de Contas também precisa analisar, ver se a proposta tem aspectos irrealistas. Isso funciona bem se no Executivo houver um sistema de controle, que trabalha com números sérios', destacou o ministro.

O curso, que teve início nesta quinta-feira (19) e se estende até esta sexta (20), é promovido pela Academia Brasileira de Formação e Pesquisa (ABFP) e acontece no Hotel Odara, em Cuiabá. O evento reúne representantes de diversas esferas do governo e tem como foco capacitar os participantes para lidar com os intricados processos de elaboração, execução e monitoramento do orçamento público, garantindo assim uma gestão eficiente e transparente dos recursos.

Segundo o ministro, quando os Poderes exercem com eficácia suas funções, a possibilidade de uma peça orçamentária fictícia ser construída é reduzida. Exemplificou que a lei do Teto de Gastos, que foi derrubada neste ano, obrigou a União a trazer a realidade orçamentária no Brasil.

'É o Legislativo que olha o número e diz 'não está certo, teremos problema'. O Tribunal de Contas, que tem uma distância dos Poderes, olha e diz que não são sérios os números. A sociedade não pode trabalhar com ficção. Imaginar que tem receita que não tem. É preciso mostrar a realidade'.

Não trabalhar com uma peça de ficção é o primeiro dos pilares para garantir uma proposta orçamentária de qualidade, conforme o ministro. O segundo é primar pela transparência. Ele ainda reforçou que tornar transparente não é apenas disponibilizar os documentos, mas traduzir isso de uma maneira que a população consiga compreender o que está previsto.

'O Legislativo precisa traduzir números em coisas mais palpáveis para que haja o exercício da cidadania. A população precisa entender os recursos. O Legislativo deve olhar não só para execução orçamentária, mas para avaliação de programas para saber a sua efetividade. Vale lembrar que as balizas do orçamento devem ser legalidade, publicidade, impessoalidade e eficiência. O orçamento não deixa de ser político, mas deve ter racionalidade técnica, senão saímos das balizas', reforçou.

Na exposição, o ministro destacou o papel fundamental dos órgãos de controle. 'A expectativa de controle faz as pessoas seguirem as regras. Se o Tribunal estiver fiscalizando, se o Legislativo estiver fiscalizando isso auxilia no bom funcionamento geral da administração pública'.

  os autores | Autor: Mauro Camargo/Michely Figueiredo
Compartilhar no
Comentários

Sobre a Academia

A Academia Brasileira de Formação e Pesquisa atua há mais de vinte anos na formação de pessoas, organização de processos e procedimentos administrativos. Temos como foco principal a formação e capacitação de Recursos Humanos dos setores público e privado.

Possuímos significativo diferencial competitivo em relação ao mercado, uma vez que contamos com profissionais de grande experiência e formação técnica especializada. Desenvolvemos atividades em órgãos públicos de destaque como Governos de Estados, Prefeituras, Tribunais de Contas, Tribunais de Justiça Estaduais e Federais, Autarquias Federais, Bancos Federais, dentre outros.

Diante das particularidades de cada órgão nos especializamos em construir produtos de forma singular e customizados para atender as necessidades específicas de cada demandante. Para isso, possuímos quadro acadêmico de grande envergadura e multidisciplinar, o que possibilita desenvolvermos programas de treinamento e formação avançada customizados. 

Na área de consultoria, atuamos nos diversos seguimentos. No setor público, destacamos reforma administrativa, legislação de pessoal, gestão arquivística de documentos, implementação e aplicabilidade das Leis 14.133/21 – Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos – e 13.709/18 –  Lei Geral de Proteção de Dados.

Sobre a ABFP
ABFP - O QUE FAZEMOS

O que Fazemos

Nossos profissionais dedicam-se ao estudo aprofundado de atividades acadêmicas e pesquisas. Elaboramos e revisamos material teórico nas seguintes áreas: administração pública, recursos humanos, comunicação administrativa, planejamento financeiro, administração de patrimônios, logística, contratos e licitações.

Construímos modelos de relacionamento corporativo através de parceiras consultivas, aprimoramos os resultados por meio de levantamento de dados e formatação de relatórios personalizados.

Produzimos pareceres personalizados e elaboramos planos de gestão complexos dentro das áreas de logística corporativa e gestão de informações, auxiliando na criação de estratégias corporativas nacionais e internacionais.


Quem Somos

Realizamos consultorias, congressos, seminários, workshops, cursos em todo Brasil nas modalidades presencial, telepresencial, EAD e híbrido, in-company e abertos nas mais diversas áreas do conhecimento, tais como: direito – todos os ramos – , administração empresarial, gestão pública, governança pública e privada, controle externo e interno (compliance). 

ABFP - QUEM SOMOSr

Nossos Docentes

Conheça mais docentes Doutores Mestres Especialitas da ABFP

VEJA MAIS