Apresentação do Curso

Gestão Arquivística de Documentos. São Paulo. SP

[CREMESP] Curso voltado aos colaboradores de Conselhos de Classe, aborda noções básicas de arquivo, a gestão arquivística de documentos, os documentos arquivísticos digitais e a legislação arquivística brasileira, bem como boas práticas de arquivo na ministração pública.

Material Disponível

Objetivo

A) Objetivo Geral:

Agregar valor ao profissional da gestão de documentos, capacitando-o a atuar de forma crítica e reflexiva sobre a importância e as responsabilidades inerentes à produção, ao uso, à guarda, ao processamento, ao acesso e a disseminação da informação corrente, necessária e básica para a tomada de decisões do órgão/instituição.

B) Objetivos Específicos:

Identificar os documentos arquivísticos produzidos e recebidos pelo setor que atua, relacionando o que foi apresentado em sala com a atividade que é rotineiramente executada.

Reformular as rotinas de trabalho relacionadas com a gestão dos documentos, com base nas técnicas e na legislação arquivística;

Conhecer e aplicar os instrumentos de gestão abordados em sala, visando organizar seu acervo setorial e facilitar a recuperação das informações;

Reconhecer o acervo passível de eliminação, bem como aplicar a metodologia necessária para sua concretização, em conformidade com a legislação sobre o tema;

Conhecer as diferenças entre documentos tradicionais, nato-digitais e digitalizados, bem como as especificidades de tratamento de cada um, com base na legislação arquivística.

Dinâmica

Aulas baseadas na bibliografia e na legislação arquivística, associadas à realização de exercícios práticos de fixação do conteúdo, baseados na atividade exercida pelos alunos em seus respectivos setores de trabalho.

Conteúdo Programático

1) Noções básicas de arquivo: princípios arquivísticos; teoria das Três Idades; classificação dos documentos de arquivo; classificação dos arquivos; procedimentos administrativos relativos a processos.

2) Gestão de documentos: conceito, objetivos e fases; plano de classificação de documentos de arquivo: conceito, objetivos, código de classificação de documentos de arquivo, procedimentos para classificação de documentos de arquivo; avaliação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo: conceito, objetivos da avaliação, Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, tabela de temporalidade e destinação de documentos (prazo de guarda e destinação final: guarda permanente e eliminação de documentos de arquivo), regras para eliminação de documentos/processos.

3) Documentos arquivísticos digitais: documentos digitais – principais diferenças entre documentos/processos em suporte convencional e documentos arquivísticos digitais.

4) Legislação arquivística.

Data e Local de Realização

Data: 09, 10, 11 e 12 de maio de 2022 | Início atividades: 9h

Local: CREMESP 

Endereço: R. Frei Caneca, 1282 - Consolação, São Paulo - SP, 01307-002

Professores e Palestrantes

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Daliane A. Silvério de Sousa - Graduada em Arquivologia, pela Universidade de Brasília. Pós-Graduada em Gestão Eletrônica de Documentos na Administração Pública, pela Faculdade Unyleya. Em curso pós-graduação em Biblioteconomia e Gestão de Bibliotecas Escolares, pela Prominas ATUAÇÃO Diretora da Secretaria de Gestão da Informação e Documentação – Senado Federal; Analista Arquivista (servidora efetiva) – Arquivo Nacional; Coordenadora de Protocolo e Arquivo – Sistema Florestal Brasileiro. EXPERIÊNCIA ACADÊMICA; Docente em IMP concursos; Grancursos (Online e Presencial); Espaço Campus.; Vestcon, Impacto, outras. PRODUÇÃO INTELECTUAL: a) Livro "Arquivologia em exercícios”. Editora Leya – Ano 2015; b) Apostila “Questões comentadas de Arquivologia” para a série “Analista e Técnico - MPU – Coleção Carreiras Específicas”, Editora Saraiva – Ano 2014; c) Apostila “Noções de Arquivologia”. Editora Vestcon – Ano 2013; d) Apostila “Noções de Arquivologia”. Editora Meridional – de 2009 a 2012.

INVESTIMENTO:

VALOR INSCRIÇÃO PRESENCIAL: R$ 2.185,00 - Valor para pagamento via cartão de crédito, boleto bancário ou Nota de Empenho.

__________________________________

DADOS PARA TRANSFERÊNCIA E DEPÓSITO

BANCO: 290 - PAG SEGURO INTERNET SA

AGÊNCIA: 0001

CONTA: 06637879-5

RAZÃO SOCIAL: ACADEMIA BRASILEIRA DE FORMAÇÃO E PESQUISA

__________________________________

CNPJ: 04.808.302/0001-41 (CHAVE DE PIX)

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Sobre a Academia

A Academia Brasileira de Formação e Pesquisa atua há mais de vinte anos na formação de pessoas, organização de processos e procedimentos administrativos. Temos como foco principal a formação e capacitação de Recursos Humanos dos setores público e privado.

Possuímos significativo diferencial competitivo em relação ao mercado, uma vez que contamos com profissionais de grande experiência e formação técnica especializada. Desenvolvemos atividades em órgãos públicos de destaque como Governos de Estados, Prefeituras, Tribunais de Contas, Tribunais de Justiça Estaduais e Federais, Autarquias Federais, Bancos Federais, dentre outros.

Diante das particularidades de cada órgão nos especializamos em construir produtos de forma singular e customizados para atender as necessidades específicas de cada demandante. Para isso, possuímos quadro acadêmico de grande envergadura e multidisciplinar, o que possibilita desenvolvermos programas de treinamento e formação avançada customizados. 

Na área de consultoria, atuamos nos diversos seguimentos. No setor público, destacamos reforma administrativa, legislação de pessoal, gestão arquivística de documentos, implementação e aplicabilidade das Leis 14.133/21 – Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos – e 14.133/21 –  Lei Geral de Proteção de Dados.

Sobre a ABFP
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O que Fazemos

Nossos profissionais dedicam-se ao estudo aprofundado de atividades acadêmicas e pesquisas. Elaboramos e revisamos material teórico nas seguintes áreas: administração pública, recursos humanos, comunicação administrativa, planejamento financeiro, administração de patrimônios, logística, contratos e licitações.

Construímos modelos de relacionamento corporativo através de parceiras consultivas, aprimoramos os resultados por meio de levantamento de dados e formatação de relatórios personalizados.

Produzimos pareceres personalizados e elaboramos planos de gestão complexos dentro das áreas de logística corporativa e gestão de informações, auxiliando na criação de estratégias corporativas nacionais e internacionais.


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Realizamos consultorias, congressos, seminários, workshops, cursos em todo Brasil nas modalidades presencial, telepresencial, EAD e híbrido, in-company e abertos nas mais diversas áreas do conhecimento, tais como: direito – todos os ramos – , administração empresarial, gestão pública, governança pública e privada, controle externo e interno (compliance). 

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