25/08/2023 | Categoria: Seminário Portos Paraná - 2a Edição
Portos Brasileiros: delegação de competências e desafios em pauta no seminário

No dia 25 de agosto, Curitiba sediou a segunda edição do seminário "Portos Brasileiros - os dez anos da Lei dos Portos: avanços e desafios, os próximos dez anos", trazendo à discussão diversos aspectos fundamentais para o setor. O evento contou com a presença de Marcus Vinicius Freitas dos Santos, diretor jurídico da Portos do Paraná, que abordou a evolução histórica dos portos públicos no estado, bem como discorreu sobre a delegação de competências e aspectos polêmicos da Portaria 574 de 2018.

Em sua palestra, Santos destacou a importância de contextualizar a formação da empresa pública Portos do Paraná, cuja história remonta a 1917, quando o Estado recebeu a concessão da União para administrar o Porto de Paranaguá. O desenvolvimento ao longo das décadas culminou na criação de uma autarquia estadual em 1971, responsável pela gestão dos portos de Paranaguá e Antonina. Em 2001, a concessão evoluiu para uma delegação, com a União transferindo a administração e exploração dos portos para o Estado por um período de 25 anos, com a possibilidade de renovação até 2052.

O diretor jurídico destacou que essa responsabilidade traz desafios significativos, e apontou que mudanças no marco regulatório ao longo das décadas tiveram um impacto considerável no setor portuário. Ele ressaltou que a descentralização prevista na Lei 8630 para a realização de procedimentos licitatórios pelas Autoridades Portuárias não se efetivou, e a Lei 12.815 centralizou esses procedimentos na União, o que gerou dificuldades operacionais.

Santos enfatizou a relevância dos contratos de arrendamento no cenário portuário, alertando para a centralização do processo de licitação para esses contratos pela Secretaria Nacional de Portos e a ANTAQ, e mencionou que, entre 2013 e 2020, apenas 21 contratos de arrendamento foram assinados, em comparação com 112 autorizações para Terminais de Uso Privado (TUPs). Ele salientou que a precarização dos portos públicos pode ocorrer se esses contratos não forem bem cuidados, reforçando a importância do investimento público e privado.

Além disso, Santos abordou a relevância dos valores de outorga dos leilões, que agora beneficiam a empresa pública Portos do Paraná, e destacou que a busca pela delegação de competência pode ser uma alternativa positiva para outras autoridades portuárias também. Ele ressaltou a importância da reflexão sobre os desafios do setor portuário e o cuidado necessário para garantir a qualidade dos contratos de arrendamento, visando a uma gestão eficiente e o desenvolvimento sustentável dos portos brasileiros.

  o autor | Autor: Mauro Camargo
Compartilhar no
Comentários

Sobre a Academia

A Academia Brasileira de Formação e Pesquisa atua há mais de vinte anos na formação de pessoas, organização de processos e procedimentos administrativos. Temos como foco principal a formação e capacitação de Recursos Humanos dos setores público e privado.

Possuímos significativo diferencial competitivo em relação ao mercado, uma vez que contamos com profissionais de grande experiência e formação técnica especializada. Desenvolvemos atividades em órgãos públicos de destaque como Governos de Estados, Prefeituras, Tribunais de Contas, Tribunais de Justiça Estaduais e Federais, Autarquias Federais, Bancos Federais, dentre outros.

Diante das particularidades de cada órgão nos especializamos em construir produtos de forma singular e customizados para atender as necessidades específicas de cada demandante. Para isso, possuímos quadro acadêmico de grande envergadura e multidisciplinar, o que possibilita desenvolvermos programas de treinamento e formação avançada customizados. 

Na área de consultoria, atuamos nos diversos seguimentos. No setor público, destacamos reforma administrativa, legislação de pessoal, gestão arquivística de documentos, implementação e aplicabilidade das Leis 14.133/21 – Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos – e 13.709/18 –  Lei Geral de Proteção de Dados.

Sobre a ABFP
ABFP - O QUE FAZEMOS

O que Fazemos

Nossos profissionais dedicam-se ao estudo aprofundado de atividades acadêmicas e pesquisas. Elaboramos e revisamos material teórico nas seguintes áreas: administração pública, recursos humanos, comunicação administrativa, planejamento financeiro, administração de patrimônios, logística, contratos e licitações.

Construímos modelos de relacionamento corporativo através de parceiras consultivas, aprimoramos os resultados por meio de levantamento de dados e formatação de relatórios personalizados.

Produzimos pareceres personalizados e elaboramos planos de gestão complexos dentro das áreas de logística corporativa e gestão de informações, auxiliando na criação de estratégias corporativas nacionais e internacionais.


Quem Somos

Realizamos consultorias, congressos, seminários, workshops, cursos em todo Brasil nas modalidades presencial, telepresencial, EAD e híbrido, in-company e abertos nas mais diversas áreas do conhecimento, tais como: direito – todos os ramos – , administração empresarial, gestão pública, governança pública e privada, controle externo e interno (compliance). 

ABFP - QUEM SOMOSr

Nossos Docentes

Conheça mais docentes Doutores Mestres Especialitas da ABFP

VEJA MAIS