25/08/2023 | Categoria: Seminário Portos Paraná - 2a Edição
Ministro do TST lança livro que trata da ascensão do Poder Judiciário em relação aos demais Poderes no país

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Douglas Alencar Rodrigues, lançou nesta sexta-feira (25), no Bourbon Curitiba Hotel e Suítes, em Curitiba, o livro “A Justiça Constitucional na Democracia, a busca da legitimidade substantiva”. A obra é prefaciada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça, que também participou do ato de lançamento. 

O coquetel de lançamento foi realizado após a 2ª edição do “Seminário Portos Brasileiros, os 10 anos da lei dos Portos; Avanços e desafios, os próximos 10 anos”. A obra é editada pela ABFP Editora e fruto de uma tese de doutorado pelo programa de Estudos de Pós-Graduados em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.  

O livro se propõe a discutir a ascensão absoluta do Poder Judiciário em relação aos demais Poderes do Estado, com maior ênfase para a atuação do Supremo Tribunal Federal. 

“Questões complexas ligadas a temas morais e políticas públicas ligadas a direitos fundamentais, de diferentes naturezas, estão sendo reiteradamente submetidas ao Tribunal, no contexto da denominada ‘judicialização da vida, da política e das relações sociais’. Essa nova realidade, com a assunção de novos papéis e competências pelo STF, coloca em perspectiva não apenas a questão da ressignificação do conceito de democracia, fundado na ideia de ‘majoritarianismo’, e da própria legitimidade da jurisdição constitucional, mas também a necessidade de se buscar algum mecanismo que permita, enquanto não aprimorado o processo político, com a retomada do protagonismo político pelo titular da soberania, conferir legitimidade substantiva às decisões do STF”, diz o ministro no texto de resumo da tese. 

“O objetivo da presente pesquisa é examinar esse novo contexto institucional, discutindo os fundamentos de legitimidade da jurisdição constitucional e propondo um caminho para o restabelecimento da harmonia entre a democracia e a jurisdição constitucional. Nesse sentido, a proposta final deste trabalho envolve a criação de um procedimento de referendo a decisões reputadas sensíveis, a critério dos demais Poderes, como forma de restabelecer a conexão entre a leitura da Constituição e a vontade do titular da soberania”, acrescenta. 

“Um livro importante, que traz ideias inovadoras, que traz reflexão sobre a Constituição, o papel dos Poderes, e como os Poderes, principalmente o Judiciário se relaciona, ou pode e deve se relacionar com a sociedade. Traz ideias inovadoras e inquietantes e que recomendo a leitura de todos os operadores do Direito”, afirma o ministro André Mendonça. 

“Nós vivemos um momento muito interessante na nossa democracia. A Constituição enumera três Poderes soberanos, harmônicos e independentes, mas nós assistimos a uma expansão da atuação do Supremo Tribunal Federal. Essa situação exige um repensar nos modos de legitimação das instâncias políticas de deliberação e a proposta do livro é estabelecer um critério de conexão entre essas decisões do Supremo Tribunal Federal, que podem ser consideradas expansivas, em tese invadindo áreas que seriam tradicionalmente vinculadas aos demais Poderes Executivo e Legislativo, com a soberania popular. A conexão entre a soberania e as manifestações do Supremo Tribunal Federal inovando no mundo jurídico em temas relevantes e sensíveis, que deveriam ser tradicionalmente deliberadas por estas outras instâncias de Poder. Tratamos de questões morais sensíveis, políticas públicas, temas dos mais diversos que estão recebendo da Suprema corte decisões inovadoras, criando novas regras de comportamento a partir dos princípios que estão no texto da Constituição”, antecipou o autor da obra.  

O livro é o segundo produzido pelo ministro de forma individual. O primeiro foi resultado da dissertação de mestrado “Direitos Fundamentais Sociais e Efetividade: as ações civis públicas na Justiça do Trabalho”. 


Sobre o autor

Douglas Alencar Rodrigues nasceu em Goiânia (GO). Doutor em Direito Constitucional e Mestre em Direito das Relações Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Especialista em Direito Constitucional pela Universidade de Brasília. Graduado em Direito pela Universidade de Brasília. Ministro do Tribunal Superior do Trabalho.

Membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, da Academia Brasileira de Direito Portuário e Marítimo e do Instituto Brasileiro de Estudos Constitucionais. Professor do Centro Universitário IESB.
 

  o autor | Autor: Michely Figueiredo
Compartilhar no
Comentários

Sobre a Academia

A Academia Brasileira de Formação e Pesquisa atua há mais de vinte anos na formação de pessoas, organização de processos e procedimentos administrativos. Temos como foco principal a formação e capacitação de Recursos Humanos dos setores público e privado.

Possuímos significativo diferencial competitivo em relação ao mercado, uma vez que contamos com profissionais de grande experiência e formação técnica especializada. Desenvolvemos atividades em órgãos públicos de destaque como Governos de Estados, Prefeituras, Tribunais de Contas, Tribunais de Justiça Estaduais e Federais, Autarquias Federais, Bancos Federais, dentre outros.

Diante das particularidades de cada órgão nos especializamos em construir produtos de forma singular e customizados para atender as necessidades específicas de cada demandante. Para isso, possuímos quadro acadêmico de grande envergadura e multidisciplinar, o que possibilita desenvolvermos programas de treinamento e formação avançada customizados. 

Na área de consultoria, atuamos nos diversos seguimentos. No setor público, destacamos reforma administrativa, legislação de pessoal, gestão arquivística de documentos, implementação e aplicabilidade das Leis 14.133/21 – Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos – e 13.709/18 –  Lei Geral de Proteção de Dados.

Sobre a ABFP
ABFP - O QUE FAZEMOS

O que Fazemos

Nossos profissionais dedicam-se ao estudo aprofundado de atividades acadêmicas e pesquisas. Elaboramos e revisamos material teórico nas seguintes áreas: administração pública, recursos humanos, comunicação administrativa, planejamento financeiro, administração de patrimônios, logística, contratos e licitações.

Construímos modelos de relacionamento corporativo através de parceiras consultivas, aprimoramos os resultados por meio de levantamento de dados e formatação de relatórios personalizados.

Produzimos pareceres personalizados e elaboramos planos de gestão complexos dentro das áreas de logística corporativa e gestão de informações, auxiliando na criação de estratégias corporativas nacionais e internacionais.


Quem Somos

Realizamos consultorias, congressos, seminários, workshops, cursos em todo Brasil nas modalidades presencial, telepresencial, EAD e híbrido, in-company e abertos nas mais diversas áreas do conhecimento, tais como: direito – todos os ramos – , administração empresarial, gestão pública, governança pública e privada, controle externo e interno (compliance). 

ABFP - QUEM SOMOSr

Nossos Docentes

Conheça mais docentes Doutores Mestres Especialitas da ABFP

VEJA MAIS