25/08/2023 | Categoria: Seminário Portos Paraná - 2a Edição
Wambier aborda conteúdo e limites do Termo de Risco de Investimentos no seminário sobre os portos brasileiros

O professor doutor Luiz Rodrigues Wambier ministrou uma palestra na segunda edição do seminário "Portos Brasileiros - os dez anos da Lei dos Portos: avanços e desafios, os próximos dez anos", ocorrido no último dia 25 de agosto em Curitiba. O evento trouxe à tona importantes discussões sobre o setor portuário, e a palestra do professor Wambier abordou o tema "Termo de Risco de Investimento: Conteúdo e Limites".

Com ênfase na questão da segurança jurídica, Wambier iniciou sua palestra explorando a importância de investir em empreendimentos no Brasil e discutiu as várias modalidades de outorga de direitos no contexto portuário, tais como concessão, administração de porto organizado, arrendamento e autorização para uso de áreas não afetas.

O palestrante destacou a convergência dessas possibilidades para o desenvolvimento econômico portuário e a cooperação com a iniciativa privada, visando ao crescimento econômico, à geração de empregos e ao atendimento das demandas da sociedade.

Wambier abordou os contratos de arrendamento, onde uma área é cedida onerosamente a uma pessoa jurídica por um prazo determinado. Esses contratos envolvem obrigações, investimentos, prazos e metas de movimentação, elementos cruciais para o equilíbrio da relação entre as partes. Porém, ele ressaltou que, devido à dinâmica e evolução do setor portuário, é comum que novos investimentos sejam necessários ao longo do contrato.

Nesse contexto, Wambier explorou o conceito de "Termo de Risco de Investimento", um mecanismo que permite ao arrendatário realizar investimentos urgentes e imediatos na infraestrutura portuária. Ele explicou os requisitos para a aprovação desse termo, enfatizando a necessidade de atender a situações de urgência e continuidade operacional, como dragagens, assoreamentos, ampliações de terminais e outras demandas que possam surgir.

O professor ressaltou que a aprovação desse termo é uma exceção, justificada pela urgência e relevância das situações. Ele enfatizou que, embora a possibilidade de realização de investimentos imediatos seja benéfica, ela não garante direito a indenização ao arrendatário, devido ao risco envolvido.

Wambier também abordou a importância da iniciativa privada na gestão dos negócios, enfatizando a busca por eficiência e agilidade nas operações portuárias. Elogiou a evolução da mentalidade em relação às concessões, destacando que eventos como o seminário demonstram um movimento em direção a uma realidade menos burocrática e mais voltada à eficiência e crescimento econômico.

A palestra do professor Luiz Rodrigues Wambier contribuiu significativamente para as discussões sobre os desafios e avanços dos portos brasileiros, proporcionando insights importantes sobre como equilibrar a necessidade de investimentos com a agilidade na tomada de decisões em um setor dinâmico e em constante evolução.

 

  o autor | Autor: Michely Figueiredo
Compartilhar no
Comentários

Sobre a Academia

A Academia Brasileira de Formação e Pesquisa atua há mais de vinte anos na formação de pessoas, organização de processos e procedimentos administrativos. Temos como foco principal a formação e capacitação de Recursos Humanos dos setores público e privado.

Possuímos significativo diferencial competitivo em relação ao mercado, uma vez que contamos com profissionais de grande experiência e formação técnica especializada. Desenvolvemos atividades em órgãos públicos de destaque como Governos de Estados, Prefeituras, Tribunais de Contas, Tribunais de Justiça Estaduais e Federais, Autarquias Federais, Bancos Federais, dentre outros.

Diante das particularidades de cada órgão nos especializamos em construir produtos de forma singular e customizados para atender as necessidades específicas de cada demandante. Para isso, possuímos quadro acadêmico de grande envergadura e multidisciplinar, o que possibilita desenvolvermos programas de treinamento e formação avançada customizados. 

Na área de consultoria, atuamos nos diversos seguimentos. No setor público, destacamos reforma administrativa, legislação de pessoal, gestão arquivística de documentos, implementação e aplicabilidade das Leis 14.133/21 – Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos – e 13.709/18 –  Lei Geral de Proteção de Dados.

Sobre a ABFP
ABFP - O QUE FAZEMOS

O que Fazemos

Nossos profissionais dedicam-se ao estudo aprofundado de atividades acadêmicas e pesquisas. Elaboramos e revisamos material teórico nas seguintes áreas: administração pública, recursos humanos, comunicação administrativa, planejamento financeiro, administração de patrimônios, logística, contratos e licitações.

Construímos modelos de relacionamento corporativo através de parceiras consultivas, aprimoramos os resultados por meio de levantamento de dados e formatação de relatórios personalizados.

Produzimos pareceres personalizados e elaboramos planos de gestão complexos dentro das áreas de logística corporativa e gestão de informações, auxiliando na criação de estratégias corporativas nacionais e internacionais.


Quem Somos

Realizamos consultorias, congressos, seminários, workshops, cursos em todo Brasil nas modalidades presencial, telepresencial, EAD e híbrido, in-company e abertos nas mais diversas áreas do conhecimento, tais como: direito – todos os ramos – , administração empresarial, gestão pública, governança pública e privada, controle externo e interno (compliance). 

ABFP - QUEM SOMOSr

Nossos Docentes

Conheça mais docentes Doutores Mestres Especialitas da ABFP

VEJA MAIS