19/10/2023 | Categoria: Cursos, Seminários e Palestras
Curso 'Execução Orçamentária e Emendas Parlamentares' visa aprimorar qualificações no Legislativo de Mato Grosso

Entre os dias 19 e 20 deste mês, o Hotel Odara, em Cuiabá, recebe o curso 'Execução Orçamentária e Emendas Parlamentares', promovido pela Academia Brasileira de Formação e Pesquisa (ABFP). O evento reúne representantes do Legislativo, do Tribunal de Contas e técnicos do Estado em um esforço conjunto para aprimorar suas habilidades no manejo orçamentário.

Com uma lista de palestrantes renomados, incluindo o ministro Weder de Oliveira do Tribunal de Contas da União (TCU), o consultor do Senado Federal João Trindade, o analista de orçamento do Ministério Público da União João Carlos Alves Leles e o consultor de orçamentos do Senado Federal Marcel Guimarães, o curso promete trazer contribuições substanciais para os participantes.

O deputado Carlos Avallone (PSDB), presidente da Comissão de Orçamento e Fiscalização da Assembleia Legislativa, expressou sua gratidão à ABFP pelo apoio na realização desse programa de qualificação. 'Estou muito contente. Em nome do deputado Eduardo Botelho, que é o nosso grande anfitrião através da Assembleia Legislativa, estamos aqui ao lado de vocês', declarou o deputado.

A importância do curso é ressaltada pela necessidade de preparação da Lei Orçamentária Anual (LOA), que é elaborada pelo Poder Executivo, mas que cabe à Assembleia Legislativa fiscalizar.

Avallone enfatizou a necessidade de um corpo técnico altamente qualificado para cumprir esse papel fundamental de fiscalizar e acompanhar a execução orçamentária do Estado.

Além disso, a qualificação também aborda a questão das emendas parlamentares, consideradas um instrumento-chave para a Assembleia Legislativa e para o Congresso Nacional.

Avallone expressou otimismo sobre as tratativas com o Governo do Estado, afirmando que as mudanças recentes nas emendas impositivas trarão benefícios substanciais para a população. Mato Grosso reajustou para 2% do orçamento o montante destinado às emendas.

Quando questionado sobre os possíveis erros que poderiam surgir no processo, o parlamentar enfatizou que a interação e a capacitação contínua permitem a agilização das emendas parlamentares.

'Essas orientações e a eliminação de dúvidas nos permitem agilizar para que as emendas saiam dentro do mesmo período, sem pendências', ressaltou o deputado.

A Consultora Legislativa da Assembleia Legislativa, Janaina Polla, afirmou que o Parlamento Estadual vinha com um histórico de baixa execução de emendas parlamentares impositivas. No entanto, a partir de 2021, numa harmonia construída entre Executivo e Legislativo, foi elaborado um pacto para a execução das emendas, o que fez o índice saltar de 20% de execução em 2020 para 95% em 2022. E para garantir a viabilidade dessas emendas é que a capacitação constante do corpo técnico da Assembleia é primordial.

'Para que uma emenda seja executada, nós precisamos que os técnicos dos gabinetes, dos núcleos das comissões, tenham um nível alto de conhecimento e dominem a questão da elaboração de todas as peças orçamentárias. Nossa parceria com a Academia busca capacitar esses servidores que estão cotidianamente trabalhando com essas matérias, trazendo um nível de conhecimento com palestrantes de renome nacional para que todas as inovações que são implementadas a nível de Congresso nós possamos reproduzir em Mato Grosso e aprimorar as técnicas para que esses recursos das emendas parlamentares cheguem ao cidadão que mais necessita', destacou.

O evento foca o aprimoramento contínuo no setor público, garantindo assim uma gestão mais eficiente e responsável dos recursos públicos.

  Os autores | Autor: Mauro Camargo/Michely Figueiredo
Compartilhar no
Comentários

Sobre a Academia

A Academia Brasileira de Formação e Pesquisa atua há mais de vinte anos na formação de pessoas, organização de processos e procedimentos administrativos. Temos como foco principal a formação e capacitação de Recursos Humanos dos setores público e privado.

Possuímos significativo diferencial competitivo em relação ao mercado, uma vez que contamos com profissionais de grande experiência e formação técnica especializada. Desenvolvemos atividades em órgãos públicos de destaque como Governos de Estados, Prefeituras, Tribunais de Contas, Tribunais de Justiça Estaduais e Federais, Autarquias Federais, Bancos Federais, dentre outros.

Diante das particularidades de cada órgão nos especializamos em construir produtos de forma singular e customizados para atender as necessidades específicas de cada demandante. Para isso, possuímos quadro acadêmico de grande envergadura e multidisciplinar, o que possibilita desenvolvermos programas de treinamento e formação avançada customizados. 

Na área de consultoria, atuamos nos diversos seguimentos. No setor público, destacamos reforma administrativa, legislação de pessoal, gestão arquivística de documentos, implementação e aplicabilidade das Leis 14.133/21 – Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos – e 13.709/18 –  Lei Geral de Proteção de Dados.

Sobre a ABFP
ABFP - O QUE FAZEMOS

O que Fazemos

Nossos profissionais dedicam-se ao estudo aprofundado de atividades acadêmicas e pesquisas. Elaboramos e revisamos material teórico nas seguintes áreas: administração pública, recursos humanos, comunicação administrativa, planejamento financeiro, administração de patrimônios, logística, contratos e licitações.

Construímos modelos de relacionamento corporativo através de parceiras consultivas, aprimoramos os resultados por meio de levantamento de dados e formatação de relatórios personalizados.

Produzimos pareceres personalizados e elaboramos planos de gestão complexos dentro das áreas de logística corporativa e gestão de informações, auxiliando na criação de estratégias corporativas nacionais e internacionais.


Quem Somos

Realizamos consultorias, congressos, seminários, workshops, cursos em todo Brasil nas modalidades presencial, telepresencial, EAD e híbrido, in-company e abertos nas mais diversas áreas do conhecimento, tais como: direito – todos os ramos – , administração empresarial, gestão pública, governança pública e privada, controle externo e interno (compliance). 

ABFP - QUEM SOMOSr

Nossos Docentes

Conheça mais docentes Doutores Mestres Especialitas da ABFP

VEJA MAIS