Apresentação do Seminário

Gestão de Carreira em Medicina. Rio de Janeiro. RJ

[ASSISTA ALGUNS MOMENTOS DO SEMINÁRIO]

Ao se formar, o médico deve ser capaz de modificar o conhecimento que recebeu, indo além do que aprendeu na graduação, exatamente como Hipócrates escreveu em um dos seus aforismas, afirmando que ”cada médico é um elo de uma corrente”. No Brasil, à semelhança no mundo, a graduação em Medicina é insuficiente para a adequada formação profissional, sendo indispensável a procura pela especialização. O caminho a ser trilhado após a formatura é árduo, desafiador. O consenso sobre as necessidades da formação profissional é que o médico precisa investir os primeiros dez anos após a sua diplomação, em diferenciação técnica e científica. Não existe essa orientação em nenhuma graduação em medicina. Todo o aprendizado é fragmentado e cumulativo, cabendo ao aluno ou médico recém-formado unir os conteúdos. Nesse contexto a pergunta que se faz necessária é: Como fazer o planejamento da carreira?

Material Disponível

Objetivo

Debater os horizontes da carreira médica, além da formação básica; despertar para necessidade imperiosa de se realizar formação mínima; conscientizar o médico de que o sucesso pessoal e profissional está interligado à missão de vida, tal como um sacerdócio.

Dinâmica

Módulo presencial e telepresencial

Público Alvo

Estudantes de medicina; médicos, em especial recém-formados.

Conteúdo Programático

ABERTURA DO SEMINÁRIO

PALESTRAS PROGRAMADAS

#1 - Carreira Médica; O que é? Qual a necessidade? Qual o panorama global?

#2 - Carreira Médica; Qual o lugar e papel da Universidade Pública?

#3 - Carreira Médica; Qual o lugar e papel da Universidade Privada!

#4 - Gestão de oportunidades.

#5 - Carreira Médica exclusiva em medicina privada, realidade, fantasia ou passado; qual a realidade do profissional autônomo em consultório.

#6 - Presente e futuro do trabalho médico para SUS, qual a direção?

#7 - Existe lugar para a pesquisa e trabalhos acadêmicos na vida comum e prática diária?

#8 - Vida Associativa e Gestão de Carreira. A Importância das Sociedades médicas para o desenvolvimento e crescimento profissional.

#9 - Carreira Médica no México e Caribe.

#10 - Pessoa Jurídica x Pessoa Física, qual a realidade?

#11 - Carreira Médica – Como atingir a maestria em medicina.

#12 - Gestão Profissional – Como e Por quê?

ENCERRAMENTO SEMINÁRIO

Data e Local de Realização

Data: 09 de abril de 2022 | Início: 9h às 14h

Local: Barralife Medical Center - Av. Armando Lombardi, 1000 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22640-000

 

Professores e Palestrantes

image host 

Dr. Lincoln Lopes Ferreira - Presidente na Confederação Latinoiberoamericana e do Caribe de Associações Médicas. Graduado em MEDICINA pela Universidade Federal de Minas Gerais, 73a Turma, em dezembro de 1982. Residência médica em Cirurgia Geral, no Hospital Alberto Cavalcanti, Belo Horizonte, MG, em 1985. Especialista em Gastroenterologia pela Federação Brasileira de Gastroenterologia, em 1998. Diretor Clínico do Hospital Belo Horizonte - 1997/2000 MBA pela Fundação Getúlio Vargas em Gestão de Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde - 2001/2002 Administrador em Saúde, pela Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde, em 2008 . Presidente do Departamento de Cirurgia Geral da Associação Médica de Minas Gerais - Gestões 1999/2003, 2003/2006 e 2006/2009 Presidente do Departamento de Médicos Gestores da Associação Médica de Minas Gerais - Diretor de Assuntos do Interior da Associação Médica de Minas Gerais - Gestão 2008/2011 Presidente da Associação Medica de Minas Gerais, Gestões 2011/2014 e 2014/2017 Presidente da Associação Médica Brasileira - Gestão 2017/2021 Atualmente é cirurgião geral do Hospital Socor.

image host 

Dr. Agnaldo Soares - Possui graduação em Medicina (1987) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado em Cirurgia pela UFMG (1995) e doutorado em Medicina (Gastroenterologia) pela UFMG (2004). Foi Professor Associado do Departamento de Cirurgia, Faculdade de Medicina da UFMG de 1996 a 2017; atualmente é professor convidado do Departamento de Cirurgia da FM-UFMG. Desempenhou atividade assistencial no Hospital das Clínicas da UFMG, onde coordenou o Grupo de Transplante do Instituto Alfa de Gastroenterologia de 2001 a 2018. Tem atuação clínica em Cirurgia do Aparelho Digestivo, principalmente em transplante hepático, cirurgia hepática e pancreática de tumores e outras afecções hepatobilio pancreáticas. Foi Coordenador do Departamento de Fígado da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), gestão 2010-2011, membro do mesmo Departamento na gestão 2016-2017 e 2º secretário na Diretoria da ABTO na gestão 2013-2015. Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), onde ocupou o cargo de Mestre no Capítulo de Minas Gerais do CBC (2012-2013). Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, ocupou o cargo de Presidente da Regional Minas Gerais (2017-2018). Foi Diretor Científico Adjunto da Associação Médica de Minas Gerais (gestão 2014-2017) e, atualmente, ocupa o cargo de Diretor Científico, na gestão 2017-2020. Editor-Chefe da Revista Médica de Minas Gerais. Secretário do Colégio Brasileiro de Cirurgia Hepatopancreato Biliar (CBHPB) na gestão 2018-2019, atualmente ocupa o cargo de Presidente do CBHPB gestão 2020-2021. Membro da Câmara Técnica Nacional do Transplante de Fígado, Ministério da Saúde, Brasil.

image host

Dr. Silvio Pessanha Neto - Neurologista e Neurosifiologista. Atualmente é Gestor Nacional, Coordenador Geral e professor do Curso de Medicina da Universidade Estácio de Sá. Possui graduação em Medicina pela Universidade Estácio de Sá, especialização em Neurologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, mestrado e doutorado em Neurologia por esta instituição. Membro Titular da Academia Brasileira de Neurologia, Membro da American Association of Neuromuscular and Electrodiagnostic Medicine (AANEM), Membro Fundador da Associação de Neurologia do Estado do Rio de Janeiro (ANERJ).

image host

Dr. Ricardo Cavalcanti Ribeiro - Possui graduação em Medicina pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1985), Mestrado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1996) e Doutorado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é Professor Titular do Instituto Carlos Chagas. Professor e Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva do Grupo Casa. Presidente da Mantenedora do Instituto Carlos Chagas e Faculdade Carlos Chagas. Participou como conferencista em mais de 100 eventos internacionais, possui 8 livros como editor e/ou autor, além de publicações nos mais importantes periódicos internacionais. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, atuando principalmente nos seguintes temas: mama, abdominoplastias, cirurgia reconstrutiva geral, Síndrome de Poland e reconstruções mamárias.

image host

Dr. Luís Alfredo Vieira d’Almeida - Graduado em Medicina e Mestre em Cirurgia Geral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Dr. Luiz Alfredo Vieira d’Almeida foi o primeiro cirurgião a operar a gastroplastia robótica (bypass gástrico pelo acesso robótico) no Estado do Rio, realizada no Hospital Samaritano em 21 de dezembro de 2012. É hoje o profissional mais experiente do Estado e um dos principais do país na técnica. Dr. Luiz Alfredo tem se dedicado à instrução de outros cirurgiões em todo o Brasil e na Europa. Coordenador do instituto IRCAD no Rio de Janeiro, um dos centros de treinamento que a instituição referência em educação e pesquisa mantém na América Latina. Em 2017, recebeu o Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, por sua contribuição com a medicina carioca e pelos anos dedicados à busca pela qualidade de vida de seus pacientes. Títulos nacionais e internacionais: Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM); Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC); Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (SOBRACIL); Fellow of the American College of Surgeons; International Member of American Society of Metabolic and Bariatric Surgery; Member of International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disease (IFSO); Member of Society of Robotic Surgery (SRS); Master in Robotic Surgery (Surgical Review Corporation); Console Surgeon in Robotic Surgery (Intuitive).

image host

Dr. Carlos Edson Martins da Silva CONTRA-ALMIRANTE - Formação: Escola Municipal Santa Catarina - 1º grau; Colégio Pedro lI - 2º Grau; Curso Miguel Couto - Pré Vestibular; Escola de Medicina e Cirurgia - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Graduação; Hospital Geral de Bonsucesso - Interno de Obstetrícia; Hospital Pró-Matre - Interno de Obstetrícia; Hospital Estadual Getúlio Vargas - Acadêmico Bolsista; Escola de Saúde do Hospital Naval Marcílio Dias - Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia; Escola de Guerra Naval - Doutorado em Ciências Navais; Escola Superior de Guerra -Altos Estudos em Política e Estratégia. Concursos Públicos (Aprovações): Admissão ao Colégio Pedro l; Vestibular de Medicina da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Acadêmico-lnterno da Maternidade Pró-Matre; Acadêmico Interno da Maternidade Clara Basbaum (1º lugar); Acadêmico Bolsista da ex-SUSEME(Hospital Getúlio Vargas); Médico do Corpo de Saúde da Marinha; Médico do Corpo de Saúde da Aeronáutica (1º lugar); Médico/Ginecologia ex-DASP em 1976 (lº lugar nacional); Médico/Obstetrícia ex-DASP em 1976; Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) FEBRASGO-1979; Médico/Ginecologia e Obstetrícia Ministério da Saúde em 1982 (1º lugar nacional). Carreira na Marinha do Brasil: Ajudante da Clínica Ginecológica do (Ex) Hospital Naval Nossa Senhora da Glória; Oficial Médico do Contratorpedeiro Espírito Santo; Oficial de Saúde do Estado-Maior do Comando do 2º Esquadrão de Contra-Torpedeiros; Encarregado de Divisão no Departamento de Saúde da Base Aérea Naval de São Pedro D'AIdeia; Instrutor do Curso de Aperfeiçoamento para Aviadores no Centro de Instrução Aeronava! (CI- AAN); Assistente da Clínica Ginecológica do (Ex) Hospital Naval Nossa Senhora da Glória; Médico do Laboratório Farmacêutico da Marinha; Assistente do Diretor do (Ex) Centro Médico Naval do Rio De Janeiro; Núcleo de Implantação e Ativação do Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD); Assistente do Diretor de Saúde da Marinha; Encarregado da Divisão Técnica de Material da Diretoria de Saúde da Marinha; Grupo de Construção e Recebimento do Navio Escola Brasil; Chefe do Departamento de Saúde do Navio Escola Brasil na 1º Viagem de Instrução de Guardas-Marinha; Assistente da Clínica Ginecológica do HNMD; Chefe da Clínica Obstétrica do HNMD; Chefe da Clínica Ginecológica do HNMD; Preceptor da Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia do HNMD; Chefe da Divisão de Ginecologia e Obstetrícia do HNMD; Chefe do Departamento de Cirurgia do HNMD; Assessor Especial do Diretor de Saúde da Marinha; Diretor da Escola de Saúde do HNMD; Superintendente de Ensino do HNMD; Diretor do Hospital Naval de Belém; Chefe do Departamento de Planejamento da Diretoria de Saúde da Marinha; Vice-Diretor da Diretoria de Saúde da Marinha; Diretor do Centro Médico Assistencial da Marinha; Diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social do Ministério da Defesa. Atividades médicas no Ministério da Saúde: Médico do PAM Dei -Castilho - Ginecologista/ 1982 a 1983; Médico do PAM Madureira -Ginecologista/ 1983 a 1984; Médico do PAM Méier - Ginecologista/ 1985 a 1996; Superintendência do Ministério da Saúde no Estado do Pará - 1996 a 1999; Médico da Unidade Materno - Infantil do Hospital dos Servidores do Estado Unidade de referência em HIV/Sida / de 1999 a 2007; Membro da Comissão Nacional de DST/Aids; Superintendente da Rede Própria da Secretaria de Saúde e de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro -2007 e 2008; Assessor do Diretor do Departamento de Gestão Hospitalar do Rio de Janeiro da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde - 2008 a 2011. Cursos: Pós Graduação em Ginecologia (Residência Médica) - Escola de Saúde do HNMD; Técnica de Ensino para Oficiais - Centro de Instrução Almirante Wandelkok (CIAW); Básico de Guerra Naval - Escola de Guerra Naval; Superior de Guerra Naval - Escola de Guerra Naval; Administração de Organizações Militares de Saúde para Diretores e Vice-Diretores – CIAW; Altos Estudos de Política e Estratégia - Escola Superior de Guerra; Doutorado em Ciências Navais- Escola de Guerra Naval. Condecorações: Ordem do Mérito de Defesa – Comendador; Medalha da Vitória; Ordem do Mérito Naval – Comendador; Ordem do Mérito Militar – Comendador; Ordem do Mérito Aeronáutico Comendador; Ordem do Mérito Judiciário Militar – Comendador; Medalha Militar com Passador de Ouro; Ordem do Mérito Belas Artes - Grande Oficial; Medalha do Mérito Tamandaré; Medalha do Pacificador; Medalha Santos Dumont. Títulos: Pós-Graduado (Residência Médica) em Ginecologia; Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) - FEBRASGO/1979; Doutor em Ciências Navais; Membro Titular da Academia Brasileira de Medicina Militar; Membro Honorário da Academia Brasileira de Farmácia Militar; Ex-Presidente do Comitê de Prevenção e Controle das DST/AIDS nas Forças Armadas e Polici­ ais da América Latina e do Caribe - COPRECOS LAC; Membro do Conselho Consultivo do Comitê de Prevenção e Controle das DST/AIDS nas For- ças Armadas e Policiais da América Latina e do Caribe - COPRECOS LAC. Principais trabalhos publicados: Planejamento Familiar -Arquivos Brasileiros de Medicina Naval /1982; "Normas para pesquisa envolvendo seres humanos" Ministério da Saúde - Conselho Nacional de Saúde, Resolução nº 196/1996 - co-autor; Uso do Misoprostol como indutor do Trabalho de Parto - Congresso Mundial de Ginecologia e Obstetrícia/ 1988;  Doença Hemolítica Perinatal - Arquivos Brasileiros de Medicina Naval /1990; Mobilização do Serviço de Saúde da Marinha em situação de conflito - Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval (EGN) / 1992; Normas para pesquisa envolvendo seres humanos. - colaborador - Conselho Nacional de Saúde (Resolução 196/96); A Saúde na Mobilização Nacional - Monografia, apresentada à Escola Superior de Guerra (ESG) /1999; Biodiversidade e Biopirataria - Revista ESG / 1999; Sistema de Saúde da Marinha na Amazônia -Anais XIII Congresso Internacional de Medicina Militar – 2002; Desenvolvimento do nível primário e secundário de saúde através de Programas. Experiência do Sistema de Saúde da Marinha - Monografia, ABMM – 2002; HIV/Aids nas Forças Armadas do Brasil-li Fórum Latino-Americano de HIV/Aids, Havana, Cuba, 2003; Experiência do Brasil no combate e prevenção da AIOS nas Forças Armadas, Anais do li Foro Lati­ no-americano de ITS/SIDA, EI Salvador, 2005; Guia de Programação para as Forças de Defesa e Segurança - Opções para Programas para con­ trole das DST/AIDS & Programa de Promoção à Saúde e Prevenção das DST/ AIOS nas Forças Ar­ madas. Ministério da Saúde, Ministério da Defesa; UNFPA e UNAIDS. Membro da equipe de revi­ são e adaptação da edição brasileira - Brasília, Brasil. 2005; Brazilian Military Program on HIV/Aids, - Anais do XXXVII World Congress on Military Medicine, A. Petersburg, Russia, 2006; Security and the Spread of HIV/AIDS: Challenging Military Leaders, Fight and Response, XVI lnter­ national AIOS Conference, Toronto 2006; COPRECOS LAC a Regional Strategy on HIV response in the Military and Police Forces in Latin America and the Caribbean - Anais do XXXVII World Congress on Military Medicine, Tunis, Tunísia, 2007; Regional report on HIV and security in Latin America and the Caribbean - UNAIDS Report, Panama, 2010; HIV/Security response in Latin America and the Caribbean, Anais do XVIII lnternational AIOS Conference, Vienna, 2010; Strategies toward an effective response to the UN Security Council Resolutions on HIV: Uniformed personnel acting as agents of positive change in HIV response, particularly in relation to prevent- ing sexual violence in conflict and post-conflict situations; Anais do IX lnternational AIDS Confer- ence, Washington, 2012. Atividades docentes: Monitor da Disciplina de Ginecologia da Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, Cadeira do Prof. Osmar Teixeira da Costa; Professor de Bioquímica da Escola de Enfermagem Luiza de Marsillac; Professor de Bioquímica, 2º Grau - Curso Técnico de Enfermagem e Técnico de Laboratório da Escola Providência RJ; Professor de Bioquímica do 2º Grau-Curso Técnico de Enfermagem do Colégio Imaculada Conceição RJ; Instrutor da Disciplina Medicina de Urgência do Curso de Aperfeiçoamento em Aviação do Centro de Instrução Aeronava! (CIAN); Instrutor da Disciplina CAV-2 (Medicina de Combate e Guerra Química, Nuclear e Biológica do Curso Teórico da Viagem de Instrução de Guardas-Marinha-Navio Escola Brasil); Preceptor do Internato em Medicina do ex-Hospital Naval Nossa Senhora da Glória; Preceptor da Residência Médica em Ginecologia do Hospital Naval Marcílio Dias; Presidente da Banca da Prova Oral para Admissão ao Quadro de Médicos do Corpo de Saúde da Marinha. 1995 e 1996; Presidente da Banca do Concurso Seletivo do Programa de Residência Médica do Hospital Naval Marcílio Dias. 1995; Coordenador do Programa de Residência Médica do Hospital naval Marcílio Dias -1995 a 1996; Diretor da Escola de Saúde do Hospital Naval Marcílio Dias. 1995 a 1996; Superintendente de Ensino do Hospital Naval Marcílio Dias. 1996; Professor convidado da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO)-Buenos Aires - 2011 e 2012; Principais participações em conclaves: Organizador da I Reunião de Diretores de Hospitais Navais – 1981; Organizador do I Simpósio sobre Dependência Química da ABMM – 2002; Presidente da 36ª, 37ª e 38ª Jornadas Científicas do Hospital Naval de Belém 1996, 1997 e 1998; Palestrante no XIV Congresso Mundial de Ginecologia e Obstetrícia – 1978; Presidente de Mesa no XXI Congresso da Região Sudeste da Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia-2002; Atuação do Serviço de Saúde da Marinha na Assistência das populações ribeirinhas da Ama- zônia - XXXIV Congresso Mundial de Medicina Militar- África do Sul - coautor, Johanesburgo, África do Sul, 2002; Representante do Ministério da Defesa e conferencista no "li Foro Latino- Americano de DST / AIDS" - La Habana, Cuba 2003; Representante do Ministério da Defesa e conferencista no "High levei meeting on HIV / AIOS", durante a 58ª UNGASS, ONU, Nova York- 2003; Representante do Ministério da Defesa e conferencista no Simpósio sobre HIV / AIDS, Saúde Reprodutiva e Equidade de Gêneros- UNPF, ONU, Lima 2003. Conferencista no X Encontro de Medicina Militar dos Países da Comunidade de Língua Portu- guesa -CPLP- no Rio de Janeiro, 2003; Representante do Ministério da Defesa e conferencista no XI Encontro de Medicina Militar dos Países da Comunidade de Língua Portuguesa -CPLP- em Luanda, Angola, 2004; Representante do Ministério da Defesa e conferencista no XII Encontro de Medicina Militar dos Países da Comunidade de Língua Portuguesa -CPLP- no Porto, Portugal, 2005; Representante do Ministério da Defesa e conferencista no X Encontro de Medicina Militar dos Países da Comunidade de Língua Portuguesa -CPLP- no Rio de Janeiro, 2003; Representante do Ministério da Defesa no XXXV Congresso Mundial de Medicina Militar, Wa- shington, EUA – 2004; Representante do Ministério da Defesa e conferencista no XXXVI Congresso Mundial de Medi- cina Militar - São Petersburgo, Rússia – 2005; Presidente da I Reunião Satélite do Comitê de Prevenção e Controle das DST/AIDS nas Forças Armadas e Policiais da América Latina e do Caribe - COPRECOS LAC- durante o I Congresso Brasileiro de DST/AIDS, Recife, Pernambuco, 2004; Representante do Ministério da Defesa e conferencista no "Ili Foro Latino-Americano de DST / AIOS" - San Salvador, EI Salvador, 2005; Presidente da li Reunião Satélite do Comitê de Prevenção e Controle das DST/AIDS nas Forças Armadas e Policiais da América Latina e do Caribe - COPRECOS LAC- durante o "Ili Foro Lati- no- Americano de DST / AIOS" - San Salvador, EI Salvador, 2005; Conferencista no I Congresso sobre DST/SIDA dos Países da Comunidade de Língua Portuguesa, organizado pela Fundação Eduardo dos Santos (FESA) e o Ministério da Saúde de Angola, Luanda, 2005; Membro da Delegação Brasileira na MOP-3 (3ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena de Biossegurança), e na COP-8 (8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Bio- lógica) Curitiba, 2006; Presidente da Ili Reunião Satélite do Comitê de Prevenção e Controle das DST/AIDS nas Forças Armadas e Policiais da América Latina e do Caribe - COPRECOS LAC- Buenos Aires, Argentina, 2006; Conferencista na "XVI lnternational AIOS Conference", Toronto 2006; Conferencista na "XVIII lnternational AIOS Conference", Vienna, 2010Conferencista no Com gresso Internacional de Políticas de Equidade de Gênero, em Buenos Aires, Argentina, 2012;  Conferencista na "IX lnternational AIOS Conference", Washington, 2012. Filiações: Sociedade Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia; Colégio Brasileiro de Cirurgiões; Associação Médica Brasileira; Colégio Internacional de Cirurgiões; Academia Brasileira de Medicina Militar; Academia Brasileira de Farmácia Militar; Internacional AIOS Society. Participações em Colegiados e Comissões: Ex-Membro do Conselho Gestor do Patrimônio Genético - CGEN, Ministério do Meio Ambiente/Ministério da Defesa; Ex-Membro da Comissão Nacional de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Síndrome da 1- munodeficiência Adquirida - CNAIDS -Ministério da Saúde; Ex-Membro do Comitê Gestor Nacional da Atenção às Urgências - SAMU- Ministério da Saúde; Ex-Membro do Grupo lnterministerial de Biossegurança - Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; Ex-Membro do Grupo lnterministerial para executar o Plano de Contingencia Brasileiro para a pandemia de Gripe Aviária. Ministério da Saúde; Ex-Coordenador do Grupo lnterministerial para elaborar o Plano de Contingencia de Portos e Aeroportos brasileiros frente à ameaça de Pandemias. Ministério da Saúde/Ministério da Defesa; Membro do Colégio Internacional de Cirurgiões; Membro Titular da Academia Brasileira de Medicina Militar; Membro Honorário da Academia Brasileira de Farmácia Militar; Delegado do Brasil junto ao Comitê Internacional de Medicina Militar- lCMM; Membro do Conselho Consultivo da publicação científica - "Arquivos Brasileiro de Medicina Naval"; Membro do Conselho Consultivo do Comitê de Prevenção e Controle das DST/AIDS nas Forças Armadas e Policiais da América Latina e do Caribe - COPRECOS LAC; Trabalho atual: CICATTELI ASC. INCORPORATED, - HIV and Security Adviser. 505 8th Av. 16 floor. New York, USA.

image host

Dr. Rossano Kepler Alvim Fiorelli - Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Residência Médica em Cirurgia Geral pela UNIRIO, Residência Médica em Cirurgia Torácica pela Beneficência Portuguesa/RJ, Especialização em Cirurgia Geral pela UNIRIO, Especialização em Cirurgia Torácica pela PUC/RJ, Especialização em Cirurgia Vascular pela UNIRIO, Mestrado em Medicina (Cirurgia Torácica) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado em Avaliação pela Fundação CESGRANRIO, Doutorado em Medicina (Cirurgia Geral) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Livre-Docência em Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental pela UNIRIO. Atualmente é Professor Titular e Chefe do Departamento de Cirurgia Geral e Especializada e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Medicina da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Coordenador da Residência Médica do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Membro Titular da Academia Nacional de Medicina. Possui interesse nas áreas de Trauma, Cirurgia Torácica Videoassistida, Cirurgia da Tireoide, Telemedicina e Processos Avaliativos.

image host

Dr. Romulo Capello - Secretário Geral da SOMERJ; Formação: Graduado em Medicina pela FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS / DEZ. DE 1984; Título de Especialista em Clínica Médica, concursado pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica; Título de Especialista em Área de atuação de Medicina de Urgência, concursado pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica; Título de Especialista em Medicina Desportiva, pela Sociedade Brasileira de Medicina Desportiva; MBA – Gestão Estratégica de Saúde, pela Faculdade Estácio de Sá – Julho/2001 – Julho/2002; Curso Superior de Comando – Escola Superior de Comando de Bombeiro Militar – Secretaria de Estado da Defesa Civil do Rio de Janeiro – Jul/2022; Coronel RR BM MÉDICO – 1986-2016; Professor Convidado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Curso MBA-GESTÃO ESTRATÉGICA EM SAÚDE, 2005-2006 - Administração, Engenharia e Arquitetura Hospitalar; BENCHMARKING no Serviço de Atendimento Médico Pré-Hospitalar – RESCUE no estado da Flórida – MIAMI /FORTLANDALE /BROWARD –USA – 2001. Cargos em Exercício: Secretário Geral da Associação Médica do Rio de Janeiro - SOMERJ para o período 2020-2023; Presidente da Sociedade dos Médicos da Ilha do Governador – SOMEI período 2019-2022; Presidente da Academia Nacional de Saúde das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil – ANSPMCBMB período 2017-2019/ 2019-2021 /2022-2023; Conselheiro Técnico da Unimed Rio período 2020-2023; Conselheiro Fiscal SICREDI – Rio período 2020-2023; Cargos exercidos: Membro da Academia Brasileira de Medicina Militar – ABMM ocupando a Cadeira Nº72; Representante Responsável pela sub-sede Ilha do Governador do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro – CREMERJ, 2012-2017 / 2020 até a presente data; Presidente Eleito da Associação Brasileira de Saúde das Polícias Militares e Bombeiros Militares, para o Biênio 2004/2006; Membro da Sociedade Brasileira de Clínica Médica; Membro Titular da Associação Médica Brasileira.

image host

Dr. Joel Andres Acosta Matos - Educação médica: Universidad Autónoma de Santo Domingo, Facultad de Ciencias de la Salud, República Dominicana 01/2007 – 10/2012 M.D., 10/2012 M.D. Cum Laude. Educação Complementar: Cirurgia geral. Instituto de pos graduação medica Carlos Chagas 03-2019 02-2021; USMLE Step one 211. Novembro 28-2016; Ingles de imersão. Instituto Cultural Dominico-Americano. 2008; Curso para monitor(Anatomia 1, 2, Neuroanatomia e neurociência) UASD 2009- 2010; Sutura e técnicas cirurgicas. Instituto de Anatomía. UASD. 2009; Diplomado em tratamento e manejo penitenciário. Santo Domingo 2013; Treinamento em técnicas de dissecção e preservação de cadáveres. 2009 UASD. Prêmios da Escola de Medicina: M.D Cum Laude. 10/2012. Universidade Autônoma de Santo Domingo, Faculdade de Medicina. Santo Domingo, República Dominicana; Mérito do Aluno. 2007-2012. Universidade Autônoma de Santo Domingo, Faculdade de Medicina. Santo Domingo, República Dominicana. Experiência Ensinando: 08/2017- 12/2018 - University of Health Sciences Antigua, St Johns, Antigua and Barbuda Assistant Professor, DR. OLAYINKA ISMAIL AFOLAYAN-OLOYE. Docente em tempo integral com as funções de ensino e assessoria acadêmica para estudantes de medicina nas áreas de genética médica, neurociência e habilidades clínicas. Atuando em diversos comitês (CAAM-HP Accreditation Steering Committee, Education and Assessment Committee, e Selection and Correction Committee SCC) e diretor do curso integrado (Human Function Teaching team). Participar do redesenho curricular e de programa de ciências básicas e como orientador da equipe de pesquisa do aluno - 01/2013-2017 Professor de Anatomia 1 (Tórax, Membros Superiores, Cabeça e Pescoço), Anatomia 2 (Abdômen, Pelve e Membros Inferiores), Neurociência, Teoria e Laboratório de Neuroanatomia, Dr. Bienvenido Peña. Encarregado de palestras, dissecações, realização e classificação de exames, envio de pontuações online e todos os outros aspectos acadêmicos. Faculdade de Medicina da Universidade Autônoma de Santo Domingo, República Dominicana - 03/2010-09/2014 - Professor do curso de suturas e técnicas cirúrgicas Responsável pela prática e todos os outros aspectos acadêmicos. Escola de Medicina, Universidade Autônoma de Santo Domingo, República Dominicana - 09/2009-11/2012 Monitor de Anatomia 1 (Tórax, Membros Superiores, Cabeça e Pescoço), Anatomia 2 (Abdômen, Pélvis e Membros Inferiores), Neurociências e Teoria e Laboratório de Neuroanatomia. Encarregado de palestras, dissecações, realização e avaliação de exames e todos os demais aspectos acadêmicos. Faculdade de Medicina da Universidade Autônoma de Santo Domingo, República Dominicana. Experiência de trabalho: 03/2015_2017 - Médico generalista em serviços médicos externos bávaro. Dra De la Cruz. SMEB oferece serviços médicos em hotéis localizados nas maiores e mais importantes zonas turísticas da República Dominicana - 02/2014_8/2017 - Médico generalista em Plasticenter. Plasticenter é uma clínica líder em Cirurgia Plástica de Santo Domingo liderada pelo Dr. Roberto Guerrero. Experiência voluntária: 10/2012_10/2013 - Médico na carcel de najayo. Uma das prisões mais populosas do país. Santo Domingo, República Dominicana - 01/2016- 2018 International Learning Service (ILS), Santo Domingo, República Dominicana medico/Instructor, Evelyn Puello. International Learning Service (ILS) é uma organização não governamental que oferece aos voluntários experiência prática por meio de programas médicos, educacionais e de enriquecimento comunitário, ao mesmo tempo que oferece ajuda sustentável em comunidades em desenvolvimento.

image host

Dr. Carlos Nicodemos - Advogado do Instituto Superior de Ciências da Saúde Carlos Chagas. Advogado com formação jurídica pela Universidade Gama Filho (graduação, 1990). Especialista em Docência para o Ensino Superior pela Faculdade Bétehencort da Silva/Rio de Janeiro(1996). Especialista em Direitos Humanos pela Universidad Complutense de Madri/España (1999). Diplomado Superior em Direito Penal pela Universidad Nacional de Educación a Distancia- Madrid/España (2002). Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ e da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB. Presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Estado do Rio de Janeiro ( 2009/2010). Vice-Presidente do Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (2014/2015. Professor de Direito Penal, Criminologia e Direito da Criança e do Adolescente na de UNIGRANRIO (1195-2008), Faculdade de Direito de Valença (2001/2002), IBMEC (2008/2010) UCAM (2002 até o momento). Fundador da Organização de Direitos Humanos Projeto Legal (1993).

image host

Dr. Arno Von Ristow - Cirurgião Vascular, com ampla experiência em patologias vasculares agudas e crônicas, com ênfase no tratamento de enfermidades arteriais. Após Residência Médica em Cirurgia Vascular no Rio de Janeiro (Prof. Antonio Luiz de Medina, 1973-74), realizou aperfeiçoamento na especialidade na Alemanha - Universidade de Ulm (Prof. Jörg Vollmar, 1975). Retornando ao Brasil, foi fundador, com Rodolpho Perissé, do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Miguel Couto, onde introduziu e desenvolveu vários procedimentos inovadores no diagnóstico e tratamento do trauma vascular. Aperfeiçoou-se no tratamento dos aneurismas da aorta com E. S. Crawford, em Houston, EUA, em 1983. Em 1984, foi convidado a integrar o Corpo Clínico do Hospital da Beneficência Portuguesa, onde desenvolveu intenso labor no tratamento das patologias vasculares. Neste mesmo ano, ingressou no Corpo Docente do Curso de Pós Graduação em Cirurgia Vascular da PUC-Rio, do qual é Professor Coordenador. O amplo conhecimento adquirido no diagnóstico e tratamento de dezenas de milhares de pacientes é transmitido diuturnamente aos pós graduandos sob sua orientação. A fundação do Centervasc-Rio - Centro de Pesquisa, Prevenção, Diagnóstico e Tratamento Vascular na década de 90, foi concomitante com a introdução do método endovascular, do qual foi um dos pioneiros no Brasil. Há mais de dez anos atuando no Centro Médico Sorocaba, no Rio de Janeiro, exerce suas atividades profissionais no Centro Endovascular do Rio de Janeiro e no Centervasc-Rio. Em 12/03/2013 tomou posse como Membro Titular da Academia Nacional de Medicina.

image host

Dr. Flavio Antonio de Sá Ribeiro - Doutor e Mestre em Cirurgia pela UFRJ, Mba em Gestão de Saúde pelo IBMEC, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Membro Titular da Associação Brasileira de Câncer Gástrico, Membro associado do IPITA, Membro Associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, Cirurgião e Preceptor do internato da 1ª Clinica Cirúrgica do Hospital de Bonsucesso/Ministério da Saúde/Governo Federal, Coordenador de Pesquisa Clinica do Hospital Geral de Bonsucesso. É atualmente Professor Titular de Cirurgia da UNIFESO, Universidade Fundação Serra dos Órgãos (Teresópolis, RJ), Professor Adjunto de Cirurgia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e Professor Adjunto de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UNESA, Universidade Estácio de Sá. Membro do Conselho deliberativo da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro - SOMERJ. Residência em Cirurgia Geral na UFRJ, Especialização em Cirurgia Geral na UFF. Habilitação Em Cirurgia Oncológica Certificada pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Estágio no Hospital Eduard Herriot em Lion, França, em Transplante de Pâncreas. Participação na Equipe do 1º transplante de Fígado realizado no Estado do Rio de Janeiro, no HUCFF - UFRJ. Participou do Planejamento e Execução do Programa de TX de Pâncreas do HUCFF-UFRJ. 1º Coordenador de Captação de Órgãos Intra-Hospitalar (HGB) da Cidade do Rio de Janeiro. Participação, como Convidado pelo Ministério da Saúde, no treinamento dos Coordenadores Intra-Hospitalares de Captação de Órgãos, após a 1ª reestruturação do Rio Transplante. Participação no Grupo de Implantação do transplante de Fígado do Hospital Geral de Bonsucesso, na época Chefiava os Centros Cirúrgicos do HFB. Professor Convidado dos Cursos de Graduação em Cirurgia e Internato (desde 1993), Pós-Graduação de Cirurgia nível Mestrado na UFRJ. Professor Convidado da Disciplina de Cirurgia Ambulatorial, na PPC-UERJ (2002-04). Responsável pela implantação do Campus no HGB, da Universidade Estácio de Sá. Professor Adjunto de Cirurgia, responsável pelo internato em Cirurgia do Campus HGB da Universidade Estácio de Sá. Professor do Curso de Mba de Gestão Estratégica dos Hospitais, responsável pelo tema: "Gestão de Unidades Especiais", da Fundação Getúlio Vargas. Professor da Fundação Sá Erp, no Curso de Administração Hospitalar, Petrópolis, Rio de Janeiro.

Turmas Inscrições Abertas

 Inscrição On-line * Gestão de Carreira em Medicina. Rio de Janeiro. RJ - T22008 Abril Seminário Medicina - Rio de Janeiro - RJ - 09/04/2022

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Valor da inscrição:

Presencial | Telepresencial - Gratuito

Cadastre-se e receba informações sobre novas Turmas

 Novas Turmas para Gestão de Carreira em Medicina. Rio de Janeiro. RJ

PRÉ-RESERVA DE VAGA PARA UMA PRÓXIMA TURMA >>>


Sobre a Academia

A Academia Brasileira de Formação e Pesquisa atua há mais de vinte anos na formação de pessoas, organização de processos e procedimentos administrativos. Temos como foco principal a formação e capacitação de Recursos Humanos dos setores público e privado.

Possuímos significativo diferencial competitivo em relação ao mercado, uma vez que contamos com profissionais de grande experiência e formação técnica especializada. Desenvolvemos atividades em órgãos públicos de destaque como Governos de Estados, Prefeituras, Tribunais de Contas, Tribunais de Justiça Estaduais e Federais, Autarquias Federais, Bancos Federais, dentre outros.

Diante das particularidades de cada órgão nos especializamos em construir produtos de forma singular e customizados para atender as necessidades específicas de cada demandante. Para isso, possuímos quadro acadêmico de grande envergadura e multidisciplinar, o que possibilita desenvolvermos programas de treinamento e formação avançada customizados. 

Na área de consultoria, atuamos nos diversos seguimentos. No setor público, destacamos reforma administrativa, legislação de pessoal, gestão arquivística de documentos, implementação e aplicabilidade das Leis 14.133/21 – Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos – e 14.133/21 –  Lei Geral de Proteção de Dados.

Sobre a ABFP
ABFP - O QUE FAZEMOS

O que Fazemos

Nossos profissionais dedicam-se ao estudo aprofundado de atividades acadêmicas e pesquisas. Elaboramos e revisamos material teórico nas seguintes áreas: administração pública, recursos humanos, comunicação administrativa, planejamento financeiro, administração de patrimônios, logística, contratos e licitações.

Construímos modelos de relacionamento corporativo através de parceiras consultivas, aprimoramos os resultados por meio de levantamento de dados e formatação de relatórios personalizados.

Produzimos pareceres personalizados e elaboramos planos de gestão complexos dentro das áreas de logística corporativa e gestão de informações, auxiliando na criação de estratégias corporativas nacionais e internacionais.


Quem Somos

Realizamos consultorias, congressos, seminários, workshops, cursos em todo Brasil nas modalidades presencial, telepresencial, EAD e híbrido, in-company e abertos nas mais diversas áreas do conhecimento, tais como: direito – todos os ramos – , administração empresarial, gestão pública, governança pública e privada, controle externo e interno (compliance). 

ABFP - QUEM SOMOSr

Nossos Docentes

Conheça mais docentes Doutores Mestres Especialitas da ABFP

VEJA MAIS